Lewis Hamilton

Sir Lewis Carl Davidson Hamilton, Lewis Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.

Carreira

Em 2005, competiu na Fórmula 3 européia, campeonato que venceu de forma arrasadora. Em 2006 competiu na GP2 no lugar do campeão Nico Rosberg, que se transferiu para a Fórmula 1.

Competia com o apoio da equipe McLaren de Fórmula 1 e era observado com curiosidade no meio automobilístico, no final de 2006 foi anunciado pela McLaren como o piloto da equipe para a temporada 2007 onde correu ao lado do campeão de 2006, Fernando Alonso. Em seu primeiro GP na categoria, o GP da Austrália, conseguiu um terceiro lugar. A sua primeira vitória foi no Grande Prémio do Canadá de 2007. Nesta temporada, teve problemas com seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que acusava a equipe de favorecer o piloto britânico. Hamilton estava com o título da temporada 2007 nas mãos, porém ele cometeu erros nas duas últimas corridas e o campeão foi Kimi Räikkönen. Mesmo com a perda do título por apenas um ponto graças ao jogo de equipe da Ferrari em Interlagos, sua performance foi considerada espetacular para um estreante da formula 1.

Em janeiro de 2008, a McLaren renovou o contrato de Hamilton, estendendo-o até 2012. Nesse mesmo ano, Lewis Hamilton falou que seu sonho sempre foi pilotar uma McLaren e que pretendia fazer toda sua carreira nesta equipe.

Hamilton sagrou-se campeão Mundial da temporada de 2008, ao ficar em quinto lugar no Grande Prêmio do Brasil de 2008. A disputa só foi decidida na última volta do GP do Brasil, em Interlagos, onde Hamilton, que tinha perdido a posição para Vettel, recuperou a mesma ao ultrapassar Timo Glock. Hamilton entrou para história como o mais novo campeão de todos os tempos, além de ser o primeiro negro campeão na Fórmula 1.

Fórmula 1

No final de 2006 foi anunciado pela McLaren como o piloto da equipe para a temporada 2007, onde correu ao lado do campeão de 2006 Fernando Alonso. Em 2013, Lewis Hamilton mudou-se para a Mercedes.

Em seu primeiro GP na categoria, o GP da Austrália, conseguiu um terceiro lugar. A sua primeira vitória foi no Grande Prémio do Canadá de 2007. Nesta temporada, teve problemas com seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que acusava a equipe de favorecer o piloto britânico. Hamilton estava com o título da temporada 2007 nas mãos, porém, ele cometeu erros nas duas últimas corridas e o campeão foi Kimi Räikkönen. Mesmo com a perda do título por apenas um ponto, graças ao jogo de equipe da Ferrari em Interlagos, sua performance foi considerada acima da média para um estreante da Fórmula 1.

2008

Em janeiro de 2008, a McLaren renovou o contrato de Hamilton, estendendo-o até 2012. Nesse mesmo ano, Lewis Hamilton falou que seu sonho sempre foi pilotar uma McLaren e que pretendia fazer toda sua carreira nesta equipe.3

Hamilton consagrou-se campeão Mundial da temporada de 2008 ao ficar em quinto lugar no Grande Prêmio do Brasil de 2008. A disputa só foi decidida na última volta do GP do Brasil, em Interlagos, onde Hamilton, que tinha perdido a posição para Vettel, recuperou a mesma ao ultrapassar Timo Glock. Hamilton entrou para a história como o mais novo campeão de todos os tempos, aos 23 anos,4 além de ser o primeiro negro campeão na Fórmula 1.

2009

Em 2009, após a primeira etapa da temporada, o Grande Prêmio da Austrália, Hamilton foi desclassificado por ter mentido aos comissários na reunião após a corrida. Durante as últimas voltas da corrida, o piloto da Toyota, Jarno Trulli que estava logo a frente do piloto inglês, teria perdido o controle do carro, saindo da pista e sendo era ultrapassado por Hamilton, enquanto o safety car estava na pista. O inglês então abriu passagem para o italiano recuperar sua colocação ainda sob bandeira amarela. Trulli foi penalizado pelos comissários com 25 segundos. No entanto, a FIA entendeu que Hamilton não deveria ter passado Trulli.5 6 7

Nas etapas que vieram a seguir, com o carro limitado, Hamilton não conseguiu o mesmo desempenho da temporada anterior. A primeira vitória da temporada foi apenas na décima corrida, o Grande Prêmio da Hungria. Voltou a ganhar em Cingapura, terminando a temporada em quinto lugar.

2010

Hamilton comemora vitória no Grande Prêmio do Canada de 2010.

Hamilton começou a temporada de 2010 com um terceiro lugar no Grande Prêmio do Bahrain.8 O segundo pódio da temporada veio com o segundo lugar conquistado no Grande Prêmio da China. Após conseguir ótimas posições nas corridas na Turquia, Canadá e Europa, Hamilton se tornou o primeiro na Classificação geral. Ao final do campeonato, em 14 de novembro de 2010, de forma surpreendente, o piloto Alemão Sebastian Vettel venceu a corrida em Abu Dhabi. O piloto Inglês chegou em segundo não só na corrida, perdendo também o posto de piloto mais jovem a vencer um campeonato de fórmula 1 para o Vettel. Terminou o campeonato com 240 pontos e três vitórias.

2011

Hamilton começou a temporada com um segundo lugar no GP da Austrália, atrás de Sebastian Vettel da Red Bull,9 apesar de ter que lidar com o assoalho danificado em sua McLaren, que segundo o piloto, estaria causando perda de pressão aerodinâmica.10 No Grande Prémio da Malásia, se qualificou em segundo e terminou em sétimo, lutando em parte devido ao desgaste dos pneus e sendo marcados por Fernando Alonso da Ferrari, na fase final. Hamilton e Alonso receberam 20 segundos de tempo de sanções pós-corrida, que Hamilton caiu para o oitavo lugar atrás de Kamui Kobayashi, enquanto Alonso ficou em sexto.

A primeira vitória da temporada veio na China, ultrapassando o então líder da corrida Sebastian Vettel, com apenas quatro voltas restantes para o final.11 Voltou a vencer na Alemanha.12 No Grande Prêmio de F1 da Índia realizado em 30 de outubro, volta a ter problemas com Felipe Massa; ao tentar fazer fazer uma ultrapassagem sobre o piloto brasileiro em busca do 5° lugar, estes se colidem novamente ocasionando uma punição de Drive through ao piloto da Ferrari. No GP de Abu Dhabi, Hamilton largou em segundo, e após Vettel abandonar a corrida por conta de um pneu furado na primeira volta, Hamilton assumiu a liderança e dominou a prova até sua 3º vitória na temporada. Na última corrida do ano, no Brasil, Hamilton abandonou a corrida por conta de problemas no Câmbio.

2012

O piloto inglês conquistou a primeira pole position da temporada, marcando o tempo de 1min24s922, fazendo uma “dobradinha” com o companheiro de equipe Jenson Button, que ficou em segundo.13 No começo da prova, Jenson Button largou melhor e assumiu a ponta já na primeira curva da corrida.14

No final de setembro, foi anunciada a transferência de Hamilton, da McLaren para a Mercedes, para a disputa da temporada de 2013.15 16 Segundo declarações de Martin Whitmarsh, a equipe inglesa chegou a fazer uma “proposta financeira que é melhor do que qualquer um na Fórmula 1”.17

2013

Hamilton pilotando pela Mercedes durante o Grande Prêmio da Malásia de 2013.

Em 2013 fez sua estreia pela equipe Mercedes no Grande Prêmio da Austrália, terminando a prova na quinta colocação. Na etapa seguinte, no Grande Prêmio da Malásia, conquistou seu primeiro pódio pela equipa ao chegar em terceiro lugar.

No Grande Prêmio da Hungria, conquistou a primeira vitória pela equipe Mercedes.18

Fonte: Wikipédia

+ sobre o tema

De Martín Luther King a Barack Obama

Jesùs Chucho Garcìa Ayer al igual...

Reri Grist

"Durch Zärtlichkeit und Schmeicheln" - Mozart ...

Museu Afro – Cultura afro nas férias das crianças

Uma programação toda especial e voltadas para as crianças...

para lembrar

Ativista dos direitos civis nos EUA é acusada de fingir ser afro-americana

Uma ativista dos direitos civis americana, que dirige um...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Presidente sul-africano Zuma é reeleito para o comando do CNA

  O presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi reeleito com facilidade...

Chef Aline Chermoula lança livro infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas

Livro Cozinheirinhos da diáspora: saberes e sabores de nossa...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=