Liberdade para Ensinar e Aprender: Pesquisa Nacional Analisa Violências Sofridas por Educadores/as no Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), está conduzindo a  pesquisa A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil. O estudo tem caráter nacional e é dedicado a investigar as diversas formas de violência contra as liberdades de aprender e de ensinar enfrentadas por profissionais da educação no Brasil.

Com abrangência em todos os níveis de ensino e em todas as regiões do país, essa pesquisa busca mapear a situação atual por meio de um questionário online  visando contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias de apoio concretas.

A participação nesta pesquisa é voluntária e os resultados esperados incluem, a partir da criação de um banco de dados seguro e confiável, um diagnóstico da violência contra educadoras/es em nosso país e a elaboração, pelo Observatório, de protocolos de acolhimento para educadoras/es que enfrentam situações de violência no exercício de suas funções.

A participação nesta pesquisa é voluntária e os resultados esperados incluem, a partir da criação de um banco de dados seguro e confiável, um diagnóstico da violência contra educadoras/es em nosso país e a elaboração, pelo Observatório, de protocolos de acolhimento para educadoras/es que enfrentam situações de violência no exercício de suas funções.

Acesse o site oficial do ONVE para participar e fazer parte dessa importante iniciativa em prol dos direitos e da segurança dos educadores/as.

Sobre o ONVE:

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE) é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que congrega pesquisadores/as de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Nosso foco está na promoção da educação democrática e no enfrentamento às diversas formas de violência que afetam as/os educadoras/es no Brasil.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o ONVE tem um caráter interinstitucional e realiza essa pesquisa nacional em parceria com o Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED/UFF).

Contamos ainda com uma rede de parceiros/as que inclui associações científicas, movimentos sociais, entidades de representação sindical e diversas instituições de ensino e pesquisa do ensino superior e da educação básica. Todos/as compartilhamos a convicção de que a liberdade de ensinar e de aprender são fundamentais para o pleno exercício do direito à educação e, consequentemente, para a consolidação da democracia.

Para mais informações, entrar em contato com:Fernanda Moura, [email protected]
Renata Aquino [email protected]
Matheus Freitas, Comunicação – (21) 96691-5253

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

Entidades ligadas à educação e aos direitos humanos lançam Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas

Manual foi elaborado como uma resposta às agressões dirigidas...

ONU escuta estudantes para decidir como aplicar o direito das crianças na internet

Imagine realizar um amplo debate internacional sobre os direitos...

Provas do Enem ocorrem neste fim de semana

A décima quinta edição do Exame Nacional do Ensino...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=