Guest Post »
Macaé Evaristo, a nova colunista da Carta Educação
Créditos da foto: Wanessa Soares/Carta Capital

Macaé Evaristo, a nova colunista da Carta Educação

A educadora e secretaria de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, passa a escrever quinzenalmente para a Carta Educação

Foto – Wanessa Soares/Carta Capital
Atualmente à frente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo atua na área da Educação e dos Direitos Humanos e escreve agora quinzenalmente para a Carta Educação. O primeiro artigo será publicado na segunda-feira 8.

A trajetória da mineira começou a ser trilhada no chão das salas de aula. Em 1984,  iniciou sua carreira como professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte, onde também trabalhou como coordenadora e diretora de escolas públicas.

Em 2004, transitou para a gerência de políticas públicas como gerente de coordenação da política pedagógica, secretária adjunta e posteriormente secretária municipal de educação de Belo Horizonte, período que se estende até 2012.

Foi professora do curso de magistério intercultural indígena e coordenou o Programade Implantação de Escolas Indígenas de Minas, no período de 1997 a 2003.

Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação em 2013 e 2014. Trabalha principalmente nos seguintes temas: política educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.

Ocupa o cargo máximo de sua área em seu estado, e afirma pautar suas ações pela busca da igualdade, respeito à diversidade, redução das desigualdades educacionais e combate ao racismo institucional. “Brinco que quando eu chego a algum lugar, as pessoas ficam procurando a secretária que talvez surja atrás de mim. Eu dou risada”, pontua ela ao falar de sua condição de primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Educação em Minas Gerais. “Eu sei que para a criança negra não é tranquilo. E para que essa criança cresça, se eduque, temos de combater o racismo institucional.”

Artigos relacionados