Macaé Evaristo, a nova colunista da Carta Educação

A educadora e secretaria de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, passa a escrever quinzenalmente para a Carta Educação

Foto – Wanessa Soares/Carta Capital
Atualmente à frente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo atua na área da Educação e dos Direitos Humanos e escreve agora quinzenalmente para a Carta Educação. O primeiro artigo será publicado na segunda-feira 8.

A trajetória da mineira começou a ser trilhada no chão das salas de aula. Em 1984,  iniciou sua carreira como professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte, onde também trabalhou como coordenadora e diretora de escolas públicas.

Em 2004, transitou para a gerência de políticas públicas como gerente de coordenação da política pedagógica, secretária adjunta e posteriormente secretária municipal de educação de Belo Horizonte, período que se estende até 2012.

Foi professora do curso de magistério intercultural indígena e coordenou o Programade Implantação de Escolas Indígenas de Minas, no período de 1997 a 2003.

Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação em 2013 e 2014. Trabalha principalmente nos seguintes temas: política educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.

Ocupa o cargo máximo de sua área em seu estado, e afirma pautar suas ações pela busca da igualdade, respeito à diversidade, redução das desigualdades educacionais e combate ao racismo institucional. “Brinco que quando eu chego a algum lugar, as pessoas ficam procurando a secretária que talvez surja atrás de mim. Eu dou risada”, pontua ela ao falar de sua condição de primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Educação em Minas Gerais. “Eu sei que para a criança negra não é tranquilo. E para que essa criança cresça, se eduque, temos de combater o racismo institucional.”

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=