Mãe Meninazinha de Oxum dará aula magna em projeto de pesquisa na Unirio

Aos 87 anos, iyalorixá do Ilê Omolu Oxum é a presidente de honra de acervo histórico

Mãe Meninazinha de Oxum - Ana Branco / Agência O Globo

A carioca Maria do Nascimento, Mãe Meninazinha de Oxum, 87 anos, iyalorixá do Ilê Omolu Oxum, dará a aula magna segunda-feira, 31 de março, do projeto de pesquisa “Acervo Nosso Sagrado: pesquisa, identificação, reconhecimento e gestão participativa de acervo religioso afro-brasileiro”, da Unirio, na Urca.

Decana das casas de axé, ela liderou o grande movimento que levou para o Museu da República, em 2020, as 519 peças apreendidas em batidas policiais nos terreiros de candomblé e umbanda do Rio de Janeiro, nas primeiras seis décadas da República (1890 – 1946).

Este conjunto histórico de peças – 126 delas tombadas pelo Iphan em 1938 – ganhou o nome de “Nosso Sagrado”, e Mãe Meninazinha é a presidente de honra do grupo de gestão compartilhada deste acervo

O projeto vai desenvolver um dossiê técnico para fornecer subsídios ao Iphan para o tombamento integral do conjunto, e promover ações de preservação, pesquisa, documentação, comunicação, divulgação e valorização do “Nosso Sagrado”.

-+=
Sair da versão mobile