Mais gente com educação superior usa diariamente a internet do que a TV no Brasil

Eis um dado interessante da pesquisa nacional de mídia feita pela Secretaria da Comunicação brasileira e publicada esta semana: entre as pessoas com nível de educação superior, há mais usuários diários da internet do que da TV.

Isso é novidade. O Brasil foi dominado pela TV desde sua criação. Outros países também passaram por isso, mas nos países desenvolvidos o uso dos dois meios são equivalentes. Em países como Islândia, Noruega, Dinamarca (sempre eles, os escandinavos), a internet passa a TV, e por uma boa margem.

O uso da internet está sempre ligado à educação.

O Brasil é uma tartaruga, no bom e o mau sentido. É estável e obstinado. Mas é extremamente lento. Nossa educação não foi adequadamente reformada desde que os militares deixaram o Planalto, e o resultado é que o nosso povo continua assistindo muita TV.

Não se sabe exatamente o por quê disso, mas pode-se presumir. Pessoas com mais discernimento questionam os modelos televisivos; preferem um meio onde possam observar diversos pontos de vista e, com isso, formar o seu; preferem um meio que lhes dá controle sobre o noticiário e a linha de raciocínio de seu interesse.

Pessoas com mais discernimento também sabem a importância de não permitir que haja um monopólio da informação. E a internet é um meio fabuloso para a desconcentrarão. Enquanto um país generoso com a quantidade de Tvs abertas tem meia centena de canais, quantos milhões de sites esse mesmo país não tem?

Uma última presunção que se pode fazer ainda sobre o assunto – mas desta vez sobre as Tvs e não os usuários – é que, para elas, é mais interessante que as pessoas fiquem sem educação. Assim, sua freguesia estará assegurada. Se elas têm ação efetiva no sentido de emperrar o avanço da educação, não dá para afirmar. Mas que elas se beneficiam disso, é claro.

secom-tv-600x562

secom-internet-600x562

 

 

Fonte: Diário do Centro do Mundo

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=