Março por Marielle e Anderson

Enviado por / FontePor Anielle Franco, do ECOA

Estamos no primeiro dia deste mês onde revivemos com profundidade uma das datas mais tristes para minha família, e também, para a democracia deste país. Março, que para mim sempre foi marcado pela luta das mulheres em todo o mundo, a resistência e o reconhecimento de que nossos corpos são nossos e que nossa vida vale, desde o dia 14 de março de 2018 ganhou conotações também de luta por justiça. Marielle e Anderson foram retirados de nós brutalmente naquela noite trágica, e até hoje lutamos para que a justiça nos dê respostas sobre quem mandou matar e por quê.

Não há um dia sequer nestes mais de 1000 sem a Mari que eu não pense em onde ela estaria hoje, o que teria conquistado em sua vida política, o quanto ela estaria do meu lado no nascimento de minha filha mais nova, Eloah, como estaria dando mais orgulho para os meus pais e Luyara e seguiria com aquele sorriso largo e jeito de marrenta enfrentando todas as adversidades por todes nós. Ela era uma força da natureza, e continua sendo gigante. Desde aquele fatídico dia em 2018, nós, a família dela e de Anderson, ressignificamos nossos objetivos e prioridades de vida, a cada discurso, entrevista, ida aos órgãos públicos, a cada ato, homenagem e foto antiga, a cada semente plantada e inspirada pela trajetória dela sentíamos a presença e a necessidade de levar esse legado para frente.

E é isto que este março representa para nós: legado, memória, justiça e sementes. Neste mês teremos mais oportunidades de lutar e pedir justiça para Marielle e Anderson, de multiplicar e espalhar o legado, de defender sua memória e de regar milhares de sementes que multiplicam sua luta por todo o mundo. Teremos mais uma oportunidade de nos organizarmos em torno do símbolo que minha irmã se tornou: esperança e luta.

Diante da pandemia que tirou milhares de vidas nesse país, da desigualdade que cresce e nos assola, do projeto genocida em curso pelo governo federal, é disso que precisamos para tentar seguir, precisamos da esperança e luta que Mari tanto pregava. E é por isso que nosso Instituto, fundado pela família em 2018 e que desde o ano passado vem produzindo ações no Brasil em defesa da população negra, LGBTQIA+ e favelada, pretende fazer neste março de 2021.

Sabendo das limitações de circulação por conta da covid-19, iremos produzir uma agenda de ações colaborativa #MarçoPorMarielleEAnderson. Serão ações nas redes, lives, vídeos, as pessoas poderão colorir sua rua ou colocar a placa da Mari na sua janela, divulgaremos as homenagens e qualquer um pode cadastrar sua ação no site: institutomariellefranco.org/3-anos. Além disso, continuaremos pressionando as autoridades públicas sobre as investigações, pediremos justiça por ela e por Anderson, e também seguiremos avançando no enfrentamento a violência política no país, para que ninguém mais tenha que passar o que minha família vem vivendo desde 2018.

Vamos juntes transformar esse mês em um março por Marielle e Anderson!

Divulgação
Por Anielle Franco, do ECOA

+ sobre o tema

Facebook tira do ar página que bombou notícia falsa sobre Marielle Franco

Envolvidos na difusão de notícia falsa sobre a vereadora...

Franceses e brasileiros em Paris homenageiam Marielle Franco e manifestam solidariedade a Lula

A vereadora e militante brasileira dos direitos humanos Marielle...

“O sentimento da família é desesperador”, diz irmã de Marielle sobre impunidade

Quase sete meses depois do assassinato da vereadora carioca Marielle...

Marielle, um sonho para despertar

Hoje acordei tropeçando em meu sonho. Sabe aqueles dias...

para lembrar

Com novas regras eleitorais, eleger pessoas negras será ainda mais difícil

Desde julho, nós do Instituto Marielle Franco e da...

Anielle Franco: ‘Os desafios atuais são muitos, a começar por nos mantermos vivas’

Uma noite marcada pelo protagonismo das mulheres negras. Assim...

A população periférica e favelada construindo um novo futuro para o Brasil

Essa semana lançaremos a parte final do projeto Mapa...
spot_imgspot_img

‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Na tarde desta sexta-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como "vitória" o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil...

Diferenças não podem significar desigualdade de direitos, diz Anielle

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu a igualdade de direitos e oportunidades para o povo negro, bem como seu acesso à educação,...

Anielle defende punição mais rígida para crimes de racismo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse, nesta quarta-feira (1º), que é preciso fazer com que os brasileiros passem a ter consciência racial....
-+=