MEC elimina 37 candidatos que publicaram fotos do Enem

Durante o primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), neste sábado, 37 candidatos foram retirados de sala por terem postado imagens da prova em redes sociais.

Divulgação/MEC

O número foi divulgado na tarde de ontem (sábado, 3) pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação. A pasta afirma que não houve registro de grandes incidentes no primeiro dia do Enem – ao todo, 5,8 milhões de candidatos participam da prova.

“Foram registrados três casos isolados de queda temporária de energia, prontamente reestabelecida e sem qualquer prejuízo da realização das provas”, afirma o texto da assessoria.

Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais mesmo depois da realização do exame. No ano passado, ao menos oito jovens foram desclassificados por tuitarem dentro das salas no primeiro dia de provas.

Mais cedo, um boato de cancelamento da prova do Enem se espalhou pelo Twitter e causou preocupação entre os candidatos inscritos. Segundo a assessoria do Inep, a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.

Os boatos teriam começado às 9h08 com a hashtag “ENEM 2012 cancelado”. O tema virou o segundo mais comentado entre usuários do Brasil. O Enem apareceu como o 10º tema mais comentado mundialmente.

O usuário apontado como criador do boato no Twitter se identifica como “Um cara que não tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet…”. Ele, porém, negou, também na rede social. “Fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal” (sic), postou ele.

PROVA

Ao todo, 5,8 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano. No primeiro dia, eles vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Hoje (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (7). Os resultados gerais da prova devem sair no dia 28 de dezembro.

A coordenação do exame não confirmou, até o início da noite de ontem, o envolvimento de nenhum candidato de Mato Grosso na relação dos eliminados.

 

 

Fonte: Circuito MT 

+ sobre o tema

para lembrar

Caixa cria ‘teto’ de 3,5% para juros de financiamento estudantil

Mudança foi definida pela Lei 12.202, de 14 de...

Conheça cinco formas de combater o racismo na infância

A Fundação Cultural Palmares divulgou em sua página na...

Como é a vida dos africanos que estudam em Itália?

Em entrevista à Voz da América, Jovani Fernandes, estudante...
spot_imgspot_img

Geledés publica boletins sobre a Primeira Infância nos estados brasileiros

Geledés Instituto da Mulher Negra está realizando as ações da segunda etapa do projeto “Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil, uma...

PL do novo PNE apresenta avanços em equidade e dá primeiro passo em financiamento, mas precisa de melhorias estruturais e traz também retrocessos

O Projeto de Lei (PL) nº 2.614/2024, que prevê um Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034, apresenta avanços relacionados à...

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...
-+=