MEC elimina 37 candidatos que publicaram fotos do Enem

Durante o primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), neste sábado, 37 candidatos foram retirados de sala por terem postado imagens da prova em redes sociais.

Divulgação/MEC

O número foi divulgado na tarde de ontem (sábado, 3) pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação. A pasta afirma que não houve registro de grandes incidentes no primeiro dia do Enem – ao todo, 5,8 milhões de candidatos participam da prova.

“Foram registrados três casos isolados de queda temporária de energia, prontamente reestabelecida e sem qualquer prejuízo da realização das provas”, afirma o texto da assessoria.

Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais mesmo depois da realização do exame. No ano passado, ao menos oito jovens foram desclassificados por tuitarem dentro das salas no primeiro dia de provas.

Mais cedo, um boato de cancelamento da prova do Enem se espalhou pelo Twitter e causou preocupação entre os candidatos inscritos. Segundo a assessoria do Inep, a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.

Os boatos teriam começado às 9h08 com a hashtag “ENEM 2012 cancelado”. O tema virou o segundo mais comentado entre usuários do Brasil. O Enem apareceu como o 10º tema mais comentado mundialmente.

O usuário apontado como criador do boato no Twitter se identifica como “Um cara que não tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet…”. Ele, porém, negou, também na rede social. “Fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal” (sic), postou ele.

PROVA

Ao todo, 5,8 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano. No primeiro dia, eles vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Hoje (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (7). Os resultados gerais da prova devem sair no dia 28 de dezembro.

A coordenação do exame não confirmou, até o início da noite de ontem, o envolvimento de nenhum candidato de Mato Grosso na relação dos eliminados.

 

 

Fonte: Circuito MT 

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=