Menino somali que constrói os próprios brinquedos terá agora a chance de estudar

Guled Adan Abdi tem apenas 13 anos e é um garoto diferente dos da sua idade. Ele vive na Somália e é apaixonado por fazer brinquedos eletrônicos com material reciclado, principalmente com garrafas de óleo usadas.

Do  HuffPost Brasil

Autodidata, Guled aprendeu como instalar motor nos brinquedos que ele mesmo monta, observando o funcionamento de carros de verdade. Sua história foi revelada pela BBC África.

“Eu comecei a fazer brinquedos quando eu era mais novo, e costumava brincar com eles sem nenhum motor. No entanto, mais tarde, eu me perguntei: ‘Por que você não os transforma em máquinas motorizadas?'”, contou ele à emissora, acrescentandoque criou os motores observado os carros em Buhodle, cidade onde vive.

Órfão de pai, o menino vive com a mãe, um irmão e uma irmã, e frequenta o terceiro ano da escola, onde a maioria dos alunos tem oito anos de idade. De acordo com a reportagem da BBC, quando as coisas ficam complicadas financeiramente para a família, eles voltam para uma área remota da região, onde vivem seus parentes.Quando está lá, o menino não pode ir à escola.

Mesmo com uma frequência escolar abaixo do desejado, foi Asha Ahmed Omar, um professor de Guled, o principal entusiasta de seu trabalho. Além de estimular o jovem, o docente comprou algumas baterias – que custam cerca de R$ 1 – para que o garoto prosseguisse com o seu trabalho, que nem sempre foi apoiado pela família: sua mãe chegou a jogar algumas de suas invenções no lixo.

Como sua fama se alastrou pela cidade, o garoto foi convidado para ir a Garowe, cidade principal da regão semi-autônoma de Puntland. Comovido com a história de Guled, o presidente da província se comprometeu a financiar sua educação.

“Eu quero, gradualmente, aprender como fazer carros de verdade”, contou ele à BBC. Alguém duvida?

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=