MIMB lança edição especial voltada para formação de jovens negres, indígenas e quilombolas

"Olhares periféricos" é a edição especial do festival de cinema baiano que traz a periferia como potência afrofuturista, cultural e tecnológica

“MIMB Olhares Periféricos” é uma edição especial  da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba que tem inicio no dia 25 de outubro de 2021, com 25 dias de atividades que se incorparam ao novembro negro. O festival promete uma programação diversa entre masterclasses, painéis de diálogos, oficinas, grandes debates sobre a cadeia produtiva do audiovisual e exibição de obras cinematográficas de países da diáspora.

Em parceria com o nucléo criativo da Globo e com as plataformas Wolo TV e VideoCamp  a edição especial “MIMB Olhares Periféricos” celebra a potencia ancestral das periferias brasileiras enquanto engrenagens tecnológicas e intelectuais, trazendo o afrofuturismo como  movimento cultural que inspira a criação de narrativas de protagonismo negro, indígena e quilombola, a partir da celebração de sua identidade, ancestralidade e histórias. Nesta edição especial a hospedagem das obras fica por conta da  Wolo TV, a primeira plataforma de streaming no Brasil e na América Latina com foco exclusivo para dramaturgia negra. 

Além das tradicionais mostra de filmes, este ano a MIMB lança o LAB WAWA ABA, uma proposta de imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negres, indígenas e quilombolas que desejam participar de uma troca sobre universo audiovisual e o processo de “pensar” a imagem. Serão oferecidas aulas sobre direção, direção de arte, direção de fotografia, produção audiovisual com celular, produção de impacto, produção criativa, roteiro e som.

MIMB/Divulgação

Com a proposta de trazer uma formação ampla, o concurso cultural de filmes de 1 minuto, IMPULSO CULTURAL WAWA ABA, vai integrar o LAB onde, ao final da formação os jovens irão produzir filmes com celular de até 1 minuto, submetidos a votação popular no instagram. Entre 20 filmes selecionados pela curadoria do festival, 10 serão premiados com R $500,00 (quinhentos reais), dentre estes, dois filmes serão escolhidos pelo núcleo formativo para ganhar 1 imersão (cada) nos Estúdios Globo com tudo custeado pela emissora.  Os 8 colocados seguintes serão contemplados com 1 aparelho celular (cada) em parceria com a VideoCamp. 

Com realização da produtora “Rosários Produções Artistícas”, atravessando as barreiras sociais, raciais e do regionalismo que ainda estruturam a cadeia do cinema nacional e internacional, cinco realizadoras negras seguem resistindo e protagonizando a cena do cinema, da Bahia para o mundo. Daiane Rosário, Loiá Fernandes, Kinda Rodrigues, Taís Amordivino e Júlia Moraes estão à frente de direção, produção, roteiro e programação, combatendo o  racismo que promove a invisibilidade e a falta de incentivo.

A  edição “MIMB  – Olhares Periféricos” tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Fundo Nacional da Cultura por meio do Ministério do Turismo com apoio financeiro da Novelis, tendo como parceiros e apoiadores a Wolo TV, Globo, VideoCamp, TVE Bahia, Hub Cultural, Olivieri Consultoria Jurídica, Rede Educare e Janela do Mundo. 

SERVIÇO:

O QUE?  MIMB  – Olhares Periféricos (edição especial 2021.2)

QUANDO? 25 de outubro a 30 de novembro de 2021

QUEM? Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba – MIMB 

ONDE? YOUTUBE, ZOOM, WOLO TV, REDE GLOBO E TVE 

CONTATO: 71 992476055 | [email protected] 

INFORMAÇÕES: https://www.mimb.com.br/

+ sobre o tema

Janine: Educação básica terá Prioridade do MEC

A educação básica, que vai da creche até o...

Estudante critica Matéria da Globo: “Tudo Mentira”

Aluna do Ciência sem Fronteiras, Amanda Oliveira foi entrevistada...

Carta Aberta de Chauí: vigiar e punir Foucault?

Para vetar cátedra em homenagem ao grande pensador, PUC-SP...

Fórum de educação e diversidade étnico-racial do estado de São Paulo – FEDER/SP

FEDER/SP CONVIDA Vossa Senhoria para o ato solene de transmissão...

para lembrar

Conheça a mulher por trás da utopia africana em ‘Pantera Negra’

A designer de produção Hannah Beachler construiu Wakanda como...

As cotas avançam no cinema nacional

A política de cotas adotada pelo Ministério da Cultura...

Cicely Tyson é a primeira mulher negra a receber um Oscar honorário

Aos 93 anos, a atriz será homenageada durante o...

Oscar: Spike Lee é indicado como Melhor Diretor pela primeira vez em 42 anos de carreira

Aclamado diretor também concorre ao prêmio de Melhor Filme...
spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

Ó, Paí Ó 2 avança em 15 anos os temas que atravessam a população negra brasileira

“Tenho sempre um frisson quando eu encontro as atrizes e os atores do Bando de Teatro Olodum, porque são de verdade meus primeiros ídolos....

Mostra Internacional do Cinema Negro celebra o griô antirracista Kabengele Munanga

No dia 16 de novembro, às 16 horas, na sala do Cinusp Paulo Emilio, localizada no Centro Cultural Camargo Guarnieri, será exibido o filme Kabengele: o...
-+=