Mongaguá: Dia da Consciência Negra será feriado

A partir deste ano, Mongaguá deve instituir o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A notícia foi dada hoje (30) pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, durante cerimônia de posse do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
“Nosso corpo jurídico já está elaborando projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara”, ressaltou Paulinho. A Lei cria o feriado em âmbito municipal, ficando a cargo dos vereadores a aprovação em sessão.

 

Lembrando que a formação de vários conselhos é uma marca da atual administração, o prefeito falou aos conselheiros sobre a importância da participação da comunidade. “Recentemente demos posse ao Conselho da Juventude. Ainda como parte do programa de governo participativo estamos formando conselhos nos 13 bairros da Cidade. A comunidade negra não poderia faltar”, disse.

 

Formado por representantes do poder público, da sociedade civil e da comunidade negra do Município, o conselho conta com 20 participantes, sendo 10 titulares e 10 suplentes.

 

A cerimônia de posse também marcou a primeira reunião do conselho, que elegeu a mesa diretora ficando assim composta: Danilo Pena – presidente; Andréia Paulino Marques – vice-presidente; Marcelo Dias de Oliveira – 1° secretário – e Pedro Henrique Saletti Júnior – 2° secretário.

 

O presidente do conselho elogiou a atitude do chefe do Executivo. “Morava em Praia Grande e lutei por cinco anos para a criação do conselho. Aqui, com seis meses pude ver a criação. Mongaguá é exemplo exímio da parte governamental.”

 

Composição – Pelo poder público participam do conselho: Edina Lúcia Esteves, Ailton de Abreu, Catarino dos Santos, Maria Aparecida dos Santos, Andreia Paulino Marques, Marco Antonio Crispim, Pedro Henrique Saletti Júnior e Elcio Novaes Pereira.

 

Danilo Pena, Denise Terezinha Palhares, Ivan Marcos Neto, Deise Terezinha Ferreira Kawagoe, Marcelo Dias de Oliveira, Domício Silva de Abreu, Sérgio Vicente Domênico e Cleide Sudré Simone, representando a sociedade civil organizada.

 

Como representantes da comunidade negra Regina Maciel Celestino, Rosa Maria de Souza Andrade, Aparecida Flor de Liz Camargo e Julio Cesar Greto também tomaram posse nesta quinta (30).

Dia da Consciência Negra – No Brasil, o Dia 20 de Novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

 

Fonte: Cidades Paulistas

+ sobre o tema

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

para lembrar

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão...

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira 

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da...

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo,...