Morre ativista negro Wilson Prudente

Inaiá Saraiva, esposa de Wilson Prudente nos infoma:

Amigos o Velório do nosso querido Wilson Prudente será amanhã a partir das 10 horas
Cemitério Parque da Paz

Rua Adir Reis, 64 – Pacheco, São Gonçalo 
Sepultamento 16 horas

Inaiá Saraiva e filhas, a perda de um companheiro, pai, avô e amigo, deixa um vazio aparente, que no caso de Wilson Prudente, será sempre preenchido pelo rastro de luz e axé, que o grande coração de meu irmão de vitórias e derrotas, deixa, não só para as pessoas que estão próximas, mas para todas, mas para todas as pessoas que de olhos abertos, percebem as mudanças neste país, que desde os anos 70 Wilson Prudente ajudou a acontecer.

Inaia Saraiva e filhas, quando um pedaço de nós se vai, faz falta. Quando o amigo Wilson Prudente se vai, está lacuna será sempre preenchida pelo rastro de axé deixado por seu grande coração.

Vivemos muita vidas e mortes juntos. Me lembro de dois grandes momentos diametralmente opostos.

Certa vez quando seguimos com o Sos Racismo Cidadania e Direitos Civis do IPCN, os protestos dos professores do RJ no Largo do Machado. Os sicários do então governador Moreira Franco, baixaram a porrada nas professoras e professores do Sepe.

Estes capangas formavam uma milícia de bruta montes, oriundos da antiga polícia política da ditadura, e tinham no governo do “Gato Angorá”, cargos comissionados na Fundação Leão XIII, para melhor vigiarem os movimentos sociais.

Um dos sicários capangas, conhecido como Miguelão, que morreu a tiros na porta de casa ao Moreira deixar o governo, avistou Prudente que estava só observando a manifestação e partiu para cima dele. Prudente correu pela rua do Catete, pois sabia que o Miguelão, andava com um metralhadora, que era facilmente escondida debaixo do paletó, devido aos seus 2 metros de altura.

Quando no meio da massa que corria dos esbirros da repressão, Miguelão sacou sua arma apontando para Wilson, eu que ia no passo atrás do samango do Moreira, coloquei o pé no seu contrapé, fazendo-o cair atirando pro alto. O corno nem me viu e, é a primeira vez que publico isto em detalhes.

Para lembrar. As ameaças que Wilson Prudente sofria, era por pertencer aos quadros do SOS Racismo Cidadania e Direitos Civis, instalado no IPCN. Que fundáramos na década de 80, com Cristina Ramos e Regina Coeli

2 décadas depois nos reencontramos, na Praia de Itaipu em Niterói. Muita água tinha passado debaixo das pontes de nossas vidas. Era 2013. Eu voltava de um longo auto exílio na Alemanha. Nós dois estávamos doentes e apostamos mais uma vez que viveríamos cada segundo de nossas vidas, com um tesão de que nasceu ontem.

Passamos com nossas famílias o ano novo em sua casa, minha filha Moema ficou encarregada de fazer uma torta alemã gigante. Conheci quase toda a sua família, que veio de São Paulo. Vivemos uma noite especial.

Temos cada um um neto da mesma idade, caminharemos sempre juntos. Cada passo que demos e damos é um degrau a mais para nossa gente.

Nós somos nosso povo, o nosso povo é nosso.

Abaixo um epitáfio curricular de Wilson Prudente feito pelo nosso amigo comum Fernando Paulino.

Nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, faleceu o companheiro e procurador de Trabalho Wilson Prudente, fervoroso militante da causa negra.

Ele chegou a ser pré-candidato a vice-prefeito pelo PT de Niterói, mas o partido optou por aliar-se ao PV, cedendo a vaga de vice ao Partido Verde, nos anos 80.

Prudente formou-se em Direito na UFF, tornou-se em doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e era procurador do Ministério Público do Trabalho. Foi relator da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)

Todas as fotos são de  Reprodução Mamapress

+ sobre o tema

Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu...

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana. O...

Morre o professor Jorge Conceição, Militante histórico do Movimento Negro

Morre o professor Jorge Conceição, militante, histórico, do Movimento...

Morre aos 96 anos Mãe Tatá de Oxum, ialorixá do Terreiro Casa Branca

O terreiro mais antigo do Brasil, o Ilê Axé...

para lembrar

Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no...

Mãe Beata de Yemonjá – guia, cidadã, guerreira

(...) Este livro é um longo depoimento dessa mulher...

Locutor Milton Dinho morto pela PM realizava ações sociais e era militante da Unegro

O locutor Milton Dinho, morto pela Polícia Militar em...

Morre, aos 74 anos, o lendário boxeador Muhammad Ali

Ex-campeão mundial dos pesos-pesados e um dos mais conhecidos...
spot_imgspot_img

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...

Léa Garcia deixa vasto legado e fãs em todo o país

A atriz Léa Garcia deixou um vasto legado nas artes e fãs, em todo o país, que admiram o seu trabalho. Atores, pesquisadores, artistas,...
-+=