MUM grava vinheta do Carnaval 2026 com Geledés 

19/10/25
Por Beatriz de Oliveira

Nesta sexta-feira (17), parte da diretoria de Geledés – Instituto da Mulher Negra esteve presente na Fábrica do Samba, em São Paulo (SP), para participar da gravação da vinheta do Carnaval 2026 da escola de samba Mocidade Unida da Mooca (MUM). 

Em sua primeira vez no Grupo Especial, a MUM escolheu homenagear Geledés e o poder do feminino negro com o enredo “GÈLÈDÉS- Agbara Obinrin”. Com referências africanas e afro-brasileiras, a agremiação exalta a mulher negra e suas revoluções cotidianas. 

Como homenageadas, participaram da gravação Sueli Carneiro, coordenadora de Memória e Reparação; Nilza Iraci, coordenadora de Formação, Cuidado e Emancipação; Maria Sylvia, coordenadora de Gênero, Raça e Equidade; Natália Carneiro, coordenadora de Comunicação Institucional; e Lilian Ribeiro, vice-presidenta de Geledés. 

Durante o encontro, o carnavalesco Renan Ribeiro e a enredista Thayssa Menezes trouxeram um panorama sobre as definições das alas e alegorias para as diretoras e fizeram um tour pelo barracão da agremiação para mostrar os carros alegóricos e as fantasias que estão em processo de produção. 

A gravação da vinheta contou com a participação de uma parte dos componentes da escola. Todos vibraram ao cantar o samba enredo conduzido pela intérprete Ste Oliveira, acompanhada por Emerson Dias e Gui Cruz. 

A Mocidade Unida da Mooca será a primeira escola a desfilar no Carnaval de 2026, abrindo oficialmente os desfiles do Grupo Especial de São Paulo.

Compartilhar