“Na escola, os meninos negros são os que as pessoas mais querem bater”

Em se tratando do racismo, a omissão, o descaso e o silêncio não podem mais fazer parte do dia a dia das nossas escolas

Por Luana Tolentino Do Carta Educação

Créditos: EBC

Há dez anos dedico parte da minha vida a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Desde o início, a efetivação de uma educação antirracista, que respeite e valorize a diversidade étnico-racial existente no País, permeiam as minhas práticas pedagógicas.

Nesse percurso, as pedagogias elaboradas pelo Movimento Social Negro, como também o pensamento de intelectuais afrodescendentes, a exemplo de Bell Hooks, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Kabengele Munanga e tantos outros têm sido fundamentais para a proposição de metodologias de ensino que contribuam para a construção de uma escola democrática, inclusiva e cidadã.

Em conformidade com a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em sala de aula, entendo que conhecer as trajetórias de sujeitos negros e negras e suas contribuições para a formação do Brasil é um direito que deve ser garantido, sobretudo, às meninas, meninos, jovens e adultos de ascendência africana, cuja história têm sido sistematicamente omitida, silenciada e estereotipada.

Partindo dessa premissa, em 2016, elaborei uma série de atividades que tinham como finalidade apresentar aos estudantes do 6º ano novas perspectivas acerca da comunidade negra, como também discutir a persistência do racismo e seus reflexos, inclusive em sala de aula. Para melhor compreender essa questão, pedi aos alunos e alunas que respondessem um questionário. Indaguei se em nossa escola era possível observar um tratamento diferenciado entre estudantes brancos e negros.

Passados dois anos, ainda guardo as palavras do Leonardo*, que na época tinha 11 anos de idade: “Na escola, os meninos negros são os que as pessoas mais querem bater. Os alunos negros são os mais humilhados. Racismo é uma coisa muito ruim. Eu acho que a pessoa às vezes não demonstra, mas ela se sente muito mal quando alguém trata ela de um jeito diferente só porque ela é negra.” Leonardo*, 11 anos.

O olhar atento do meu aluno revela que, apesar dos avanços, são inegáveis, os esforços e o compromisso de educadores, gestores e as políticas públicas de equidade racial implementadas no campo da educação, principalmente nos anos de 2003 a 2016, ainda não foram suficientes para extirpar o racismo e a discriminação presentes no contexto escolar.

A observação feita pelo Leonardo* corrobora com os dados apresentados na pesquisa empreendida recentemente por Rodrigo Ednilson de Jesus. Ao ouvir mais de 200 jovens com idade entre 15 e 17 anos, o docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) concluiu que a violência a que os corpos negros são submetidos cotidianamente atuam como “mecanismos eficientes de promoção do fracasso escolar de jovens negr@s, interferindo diretamente na longevidade escolar e, indiretamente, no alcance ocupacional destes indivíduos.”

Ainda de acordo com o pesquisador, as práticas discriminatórias têm sido uma das principais barreiras enfrentadas pelos jovens afro-brasileiros na luta pelo direito à educação. Nos dizeres de Rodrigo Ednilson, as diversas formas de preconceito motivadas pela cor da pele impactam diretamente no sucesso e na permanência dos estudantes negros nos bancos escolares. Os índices mais elevados de repetência e de evasão estão justamente nesse grupo.

Dessa maneira, cabe a nós educadores, em parceria com a comunidade escolar, com o poder público e demais membros da sociedade, empreender ações imbuídas no combate das atitudes discriminatórias que inferiorizam e desqualificam os filhos e filhas da diáspora africana. Diuturnamente, precisamos indagar os discursos e as práticas pedagógicas por nós adotadas.

Quais bases teóricas privilegiamos nos currículos? Praticamos uma educação extremamente eurocêntrica ou contemplamos de maneira equânime os saberes produzidos pelos africanos e seus descendentes? Questionamos as narrativas presentes nos livros didáticos? De que maneira nos relacionamos com os estudantes não brancos? Qual a postura adotada pela nossa escola em casos de discriminação racial? Temos conhecimento da legislação educacional referente à educação antirracista?

Responder essas perguntas é essencial para percebermos se o nosso modo de ensinar tem contribuído para que crianças, jovens e adultos pretos e pardos tenham uma trajetória escolar marcada pela violência, pela dor e pelo insucesso. Em se tratando do racismo, a omissão, o descaso e o silêncio não podem mais fazer parte do dia a dia das nossas escolas. Conforme um ditado bastante antigo: quem cala, consente.

 

 

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=