Na luta contra homofobia, Juventude Sem Terra pede o fim da violência

Para Beth Rocha, travesti e acampada, construir mecanismos que garantam uma sociedade igualitária perpassa o respeito às diversas identidades.

Do MST

Os homens usavam vestidos, batom, cílios postiços, saltos. As mulheres, botas, barbas, camisas largas, cintos, bonés. A proposta era trazer a tona uma reflexão sobre a construção da identidade de gênero e o respeito às diferentes orientações sexuais.
Sem preconceitos ou padrões, a juventude Sem Terra realizou a Agitação e Propaganda anti homofobia na última terça-feira (17), durante a marcha estadual do MST na Bahia.

16863677135_708720022c_b

O Ato mobilizou cerca 100 jovens de diferentes regiões do estado, e propôs dá visibilidade aos LGBT Sem Terra e lutar contra qualquer tipo de violência. Reafirmaram também que a luta pela Reforma Agrária Popular deve ser uma bandeira de todos.
Exemplo disso foram às faixas e cartazes distribuídas nas filas da marcha que reafirmavam a participação dos LGBT na luta pela terra e exigiam o fim da violência.
De acordo com Beth Rocha, travesti e acampada na região da chapada diamantina, existe preconceito em todos os lugares e não é diferente nas comunidades rurais.
“Acredito que podemos mudar esta realidade. A luta contra a violência precisa acontecer rotineiramente para fortalecer nossa organização. Construir mecanismos que garantam uma sociedade igualitária perpassa o respeito às diversas identidades de gênero”, enfatiza.
Respeito
O processo de Agitação e Propaganda foi construído como ferramenta interna de diálogo com todos os Sem Terra, a fim de provocar uma reflexão e disseminar o respeito aos LGBT dentro do Movimento.
Para Evanildo Costa, da direção estadual do MST, “para construir uma sociedade realmente justa e igualitária precisamos erradicar qualquer tipo de violência. Não podemos negar a existência de companheiros e companheiras que fazem parte de nossa luta pelo fato de serem LGBT. O que queremos é fortalecer a Reforma Agrária, pautar as necessidades do povo e não reproduzir um discurso taxativo e homofóbico”, acredita.

16676077488_6e8ebb7f37_b

Os jovens entendem que negar e reprimir a diversidade de identidades existentes no meio dos trabalhadores significa reproduzir a lógica de segregação e violência imposta pelo capitalismo.
Ao refletirem sobre isso, cada vez mais os jovens procuram pontuar as questões relacionadas à identidade de gênero e fortalecer o processo de luta carregando a bandeira anti homofóbica.
Esta foi à segunda agitação realizada pela juventude nas atividades e mobilizações do MST.

16677554049_239ca16f50_b

+ sobre o tema

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Relator de comissão no Congresso propõe veto à adoção por casais gays

O deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) apresentou nesta semana...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=