Narcisismo e Ideal de Ego – resumo “Tornar-se negro” – Cap. IV

por José Ricardo D’ Almeida

Ao fim do capítulo anterior (III) Neusa Santos observa que seu estudo é exemplificado com trechos de depoimentos obtidos em entrevistas e marcados por sua própria experiência “na pele”. Eles servem assim de referência para dar voz ao negro que “enquanto sujeito introjeta, assimila e reproduz como sendo seu o discurso do branco e os seus interesses”. Isto é viabilizado pela eficácia dos mecanismos ideológicos que possuem suporte nos processos psíquicos. Para compreender este funcionamento é preciso conhecer como ela indica, dois conceitos fundamentais da teoria da psicanálise: Narcisismo e Ideal de Ego, “forças estruturantes do psiquismo que desempenham um papel chave na produção [dos sujeitos e] do negro enquanto sujeito – sujeitado, identificado e assimilado ao branco”. Dois outros conceitos são ainda referidos – Ego Ideal e Super Ego – e são também essenciais para compreendermos o que se procura explicar, e com uma breve definição tomei como base a mesma fonte utilizada por Neusa Santos: Vocabulário da Psicanálise de J. Laplanche e J. B. Pontalis, publicado por Martins Fontes Ed. em 1988)

Narcisismo: Processo ou estado do psiquismo que orienta e estruturação psíquica. Base de formação do sistema Ego – Super Ego, o narcisismo nunca é totalmente ultrapassado. Consiste num investimento libidinal na própria imagem de si que nos casos patológicos adquirem uma exclusividade como objeto sexual: ” o Ego na sua totalidade é tomado como objeto de amor”.

Ideal de Ego: Instância da personalidade resultante da convergência do narcisismo, das identificações com os pais e/ou substitutos e com os ideais coletivos. É um modelo simbólico perseguido pelo indivíduo e “administrado” pelo Super Ego.

Ego Ideal: É uma instância que toma um modelo imaginário que se caracteriza pela idealização maciça cuja representações são fantasmáticas, isto é, orientadas pelo ideal de omnipotência narcísica.

Super Ego: Instância psíquica que compreende três funções: auto-observação, consciência moral e função de ideal (atividade de conflito/tensão e equilíbrio entre as funções). A formação do Super Ego ocorre na ultrapassagem do Complexo de Édipo, quando a criança substitui as figuras parentais (pais ou substituto) pela consciência moral (ideais coletivos).

Todo indivíduo para se tornar sujeito precisa de um modelo de identificações (Ideal de Ego) que se forma no aparelho psíquico como um modelo ideal, perfeito ou quase. Este modelo ideal tem a função de recuperar o narcisismo original perdido e que é de alguma forma (através de substituições) perseguido por toda a vida como uma exigência do Super Ego. É uma instância psicológica que conduz ao possível, ao realizável para o sujeito e que transforma e substitui as pulsões em desejos alcançáveis, na busca de satisfações mais ou menos conscientes. Desse modo, o Ideal de Ego é a instância psíquica que faz o vínculo com a Lei e a Ordem (mundo simbólico, ordem da cultura/ideais coletivos) e que possibilitando a estrutura psíquica faz a organização mental.

Atingir o Ideal de Ego é uma exigência do Super Ego para proporcionar equilíbrio e uma harmonia interna (psícológica) possível pela aproximação do Ego Ideal ( fantasmas/fantasias) com o Ideal de Ego (modelo simbólico). Assim a sensação de triunfo, isto é, de bem estar psicológico ocorre quando há uma coincidência entre estas duas instâncias Ego Ideal e Ideal de Ego. Ao contrário, quando não coincidem, se forma a sensação de culpa, tensão, medo, os “complexos de inferioridade”.

O negro que se torna objeto desta reflexão é para Neusa Santos “aquele cujo Ideal de Ego é branco, que nasce e vive imerso numa ideologia que lhe é imposta pelo branco como ideal e que endossa a luta para realizar este modelo”. O branco é o que se diz ser o belo, desejável, rico, inteligente, poderoso e respeitado.

Para construir um ideal em torno dessa imagem a primeira regra que se impõe ao negro é a sua própria negação. Negação que é representada pelos estereótipos tanto de inferioridade quanto de superioridade. Em seguida, através de trechos de depoimentos Neusa Santos dá exemplos do modo como a família transmite os primeiros registros mentais e psicológicos da auto negação do negro que vão sustentar a criação de um Ideal de Ego (modelo ideal) que vai se mostrar ao logo da vida tanto inatingível como incompatível. Lembra também que algumas vezes a auto negação do negro se manifesta de modo ainda mais violento e desesperado quando se violenta o próprio corpo que é rejeitado em suas características naturais. Nota ainda, o papel importante representado pelos antepassados do modo como moldam através da história familiar certos projetos não realizados e que se tornam “destino dos descendentes” moldado no Super Ego.

Embranquecer a família é tomado como o maior símbolo de ascensão social a ser perseguido, bem como afastar-se dos símbolos que lembrem a “mancha negra”, completa. Estas representações se estendem da família para as ruas, escola, trabalho, lazer e em todos os espaços institucionais e sociais onde se reforçam as bases do Ideal de Ego criados pelos pais. Estes projetos pessoais criados com base nesse Ideal de Ego vão se mostrando ao longo da vida inalcançáveis em função da própria negação do sujeito negro numa ordem social racista de hegemonia branca. É diante disso se que interpõe a condição “a posteriori” (adiamento) sempre renovada para que o negro possa enfrentar as condições concretas de opressão em se encontra. Para compensar as frustrações são criadas alternativas falsas ou insatisfatórias que conduzem em geral às super exigências de resultados e sucesso individual a qualquer custo. A tensão entre estes dois planos, o conflito que se forma entre os projetos realizáveis e os irrealizáveis devido às falsas expectativas (embranquecer ou ascender socialmente) adquirem com o negro maior dramaticidade já que o desvível entre o ideal e o realizável é maior. De modo que a insatisfação permanente com as próprias conquistas são recorrentes para o negro que quer “subir na vida” e “ser o melhor” já que isso não garante o êxito quando o Ideal de Ego é branco e, “tornar-se branco” é um processo não apenas doloroso, senão impossível. Diante disso restam duas alternativas: sucumbir ás punições do Super Ego pelo ideal não realizado e que tem expressão na melancolia nas suas variadas formas e intensidades como a perda da auto estima. E também sintomaticamente os sentimentos de auto desvalorização, culpa, inferioridade, insegurança e ansiedade. Sentimentos que se desdobram em conformismo, medos, submissão e contemporização desmedida como resultado de um longo processo de humilhações, intimidações e decepções nas tentativas para realizar as expectativas que se impuseram e por não atingir um ideal realizável pelo Ego. Timidez diante da afronta, da agressão, do preconceito, submissão programada, interiorizada, aceitação passiva dos estereótipos, preconceito contra o próprio negro. É neste quadro que a depressão se instala como um tipo de castigo auto infligido por não atingir os modelos de Ideal de Ego que foram oferecidos.

A outra alternativa buscada para a realização do modelo ideal forjado pelo racismo e introjetado é a procura pelo/a pareceiro/a braco/a. (Neuza Santos fala sempre do lugar da mulher negra e de classe média). Esta outra alternativa com a substituição da parte (ou todo) do Ideal de Ego não realizável é então transferida para o objeto amoroso representado pelo parceiro/a branco/a. Seu fluxo ocorre através da intimidade da relação afetiva-sexual que pode assim realizar o Ideal de Ego inatingível e então projetado no parceiro/a. E ainda, através da descendência de filhos e netos transfere seus sonhos de ascensão social representada pelo embranquecimento as próximas gerações. Ama-se a “brancura”, diz ela lembrando Frantz Fanon. O parceiro/a branco/a é transformado num instrumento da luta para realizar o equilíbrio exigido pelo Super Ego (entre o modelo introjetado do Ideal de Ego e o modelo ideal narcísico, o Ego Ideal).

Concluindo diz Neusa Santos, diz que o negro que elege o branco como Ideal do Ego provoca em si mesmo uma ferida narcísica grave que só pode ser curada com a construção de um outro Ideal do Ego. “Um Ideal de Ego que lhe configure um rosto próprio, que encarne seus valores e interesses, que tenha como refência e perspectiva a História. Um Ideal construído através da militância política, lugar privilegiado de construção transformadora da História”.

Por fim, apresenta três exemplos paradigmáticos desta construção (que estão sintetizados numa descrição da ação empregada):

1. Ela (com certeza mais frequentemente que o homem) o/a substituiu pela militância política mais radical.

2. Ele enxergou na tomada de posição política que só com a massa negra organizada, o negro pode fazer sua história.

3. Ele/ela mais atentos agora ao seu redor vestiram as roupas da negritude.

Exemplos fáceis que nos trazem muitas referências nas quais podemos nos ver e reconhecer a muitos tentando fazer assim a sua própria história pessoal e coletiva.

Fonte: Facebook

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Para que serve o 20 de novembro?

por José Ricardo D'Ameida Para o movimento negro e ativistas...

Cotas, Prá que ti quero? A Política Social de Cotas Raciais

José Ricardo d'Almeida A polêmica das cotas raciais está...

Casa Grande & Senzala numa única unidade residencial

A Rossi Residencial é um empresa que constrói e...
spot_imgspot_img

A melhor notícia do ano

A melhor notícia que li este ano veio do IBGE: a parcela do povo que se autodeclara de raça/cor preta aumentou de 8,6% em 2017 para 10,6% em...

A relação entre ativismo de extrema direita na Internet e psicopatia, segundo um novo estudo

Numa entrevista à Deutsche Welle, o diretor do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, Timothy Power, chama a atenção para os arrulhos...

Para que serve o 20 de novembro?

por José Ricardo D'Ameida Para o movimento negro e ativistas é a data de celebração das lutas e conquistas realizadas ao longo da história. Para os...
-+=