Negros e pardos somam 37,4% nas universidades, diz IBGE

Embora número de alunos no ensino superior tenha acrescido no período de dez anos, elevou de 9,8% em 2002 para 15,1% em 2012, a disparidade entre brancos e negros ou pardos na instituição ainda é extensa. Conforme apreciação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada com suporte na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anunciada nesta última sexta-feira (29), em 2012, à medida que 66,6% do total de universitários brancos de 18 a 24 anos cursavam o ensino superior, 37,4% dos universitários negros ou pardos ficavam no mesmo grau.

Getty Images

Em comparação aos elementos regionais, em 2012, as regiões com grande centralização de estudantes na faculdade, abrangendo mestrado e doutorado, são Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com percentagens de 67,1%, 60,5% e 60%.

Se for ponderada a cor e raça do aluno, o grande agrupamento de estudantes da cor branca jaz no Sul com 71,3%, acompanhada por Centro-Oeste e Sudeste, as duas com 70,4%, Nordeste com 53,3% e Norte com 49,1%. Os universitários negros e pardos são mais reunidos no Centro-Oeste com 51,2%, logo após surgem às regiões Sul com 45,9%, Sudeste com 43,7%, Nordeste com 31,6% e Norte com 29,7%.

O agradável relato dos elementos da Pnad 2012 que puxaram de suporte para esta pesquisa é que o índice de analfabetismo no Brasil cessou de ruir. No ano passado, a percentagem de analfabetismo de indivíduos com 15 anos ou mais de idade foi medida em 8,7%, o que satisfez a cota de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, este índice foi de 8,6% e a cota foi de 12,9 milhões de indivíduos.

Conforme o IBGE, a alteração de 0,1 ponto percentual de 2011 para 2012 está incluso do intervalo de confiança, e não constitui essencialmente que o analfabetismo alargou, e sim que se conservou estatisticamente imutável.

Fonte: Noticiasbr

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=