Nelson Mandela é hospitalizado para cumprir exames de rotina

Enviado por / FonteDo IG

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória para exames, disse o gabinete do presidente Jacob Zuma. O comunicado não oferecia mais detalhes, mas afirmava que não há motivo para alarme a respeito da saúde do líder antiapartheid de 94 anos . “Ele está bem e não há razões para se preocupar.”

Mandela foi um dos líderes na luta contra o regime do apartheid, presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, e prêmio Nobel da Paz em 1993.

Em 25 de fevereiro, Mandela foi internado em um hospital de Johanesburgo com dores abdominais e submetido a uma laparoscopia, mas saiu do local no dia seguinte. Três meses depois, ele apareceu na televisão em imagens divulgadas pela rede pública sul-africana de televisão SABC.

A gravação mostrava o ex-presidente sentado em uma poltrona, enquanto Baleka Mbete, presidenta do Congresso Nacional Africano (CNA) – partido que governa África do Sul desde que Mandela chegou ao poder em 1994 -, entregava-lhe uma tocha comemorativa do centenário da formação política.

O líder da luta contra o regime segregacionista permanece sob vigilância médica desde que foi internado em janeiro de 2011 em um hospital de Johanesburgo, afetado por uma complicação respiratória.

Mandela recebeu alta em fevereiro do ano passado e foi enviado à sua casa de Houghton, Johanesburgo. Dias antes de completar seu 93º aniversário, em julho de 2011, o ex-presidente se mudou para a casa em Qunu, lugar onde passou sua juventude, acompanhado de uma equipe médica.

 

 

 

+ sobre o tema

As populares cicatrizes faciais de crianças que foram proibidas na Nigéria

A escarificação facial já foi popular na Nigéria. Cortes profundos,...

Amilcar Cabral

Nasceu a 12 de setembro de 1924 em Bafatá...

A Poética da Esperança, um relato sobre trajetórias e memórias de Nelson Mandela

Em continuidade à série Pesquisa em Destaque, conversamos com...

Morte do presidente moçambicano Samora Machel ainda não foi esclarecida

A família do ex-presidente de Moçambique Samora Machel ainda...

para lembrar

Graça Machel

Biografia Graca Machel - Graça Simbene Machel (Incadine, Província de...

ONU declara 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela

Os 192 Estados-membros da Assembleia Geral da ONU (Organização...

Mandela é internado para exames de rotina

O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel...

Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=