Nelson Mandela, o líder político contra o racismo. Por Dennis de Oliveira

Nelson Mandela é um ícone da luta contra o apartheid, contra o racismo e pelos direitos humanos. Por isto, virou uma unanimidade. Assim, neste momento de homenagens ao grande líder, cada um lê a sua trajetória da forma que mais lhe convém. Muitos querem exaltar a sua personalidade de “conciliador”, “que sabia perdoar”, numa perspectiva moral e cristã. Citam como exemplo disto, o fato de Mandela ter sido um dos líderes do grande acordo que pôs fim ao apartheid.

Esquecem, entretanto, que este acordo só foi possível porque, em determinado momento, o CNA (Congresso Nacional Africano) optou pela rebelião armada por meio do grupo “Lança da Nação” (com apoio de Mandela) em função dos canais institucionais e de negociação estarem totalmente fechados. Esquecem também que o acordo só saiu porque o regime do apartheid ficou isolado mundialmente por conta da grande campanha mundial tocada pelos movimentos sociais que denunciaram as atrocidades do regime segregacionista. Assim, a negociação saiu por conta da “pressão” política – exercida, inclusive, pela rebelião armada – que não deu outra opção ao regime de segregação de fazer um acordo.

O professor Dennis de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por isto, Mandela é, antes de tudo, um grande líder político, que foi capaz de fazer as leituras de cada momento e propor as opções mais adequadas em cada um destes momentos, seja a rebelião armada, seja a luta institucional, seja a negociação. Negociações ocorrem somente por pressão e não apenas porque um dos lados é “bonzinho”. Comparar Mandela a De Klerk, por exemplo, é um desatino – como foi o caso quando premiaram ambos com o Nobel da Paz em 1993. De Klerk, último presidente do regime de segregação, só tocou o processo de negociação porque estava isolado, sem opções e, assim, “cedeu o anel para não perder os dedos”. E isto foi feito precedido da eliminação de lideranças radicais do CNA para que estas não pudessem incentivar projetos de ruptura mais radical, como foi o caso do assassinato do vice-presidente do CNA, Chris Hani, que também era dirigente do Partido Comunista da África do Sul e tido por muitos como sucessor de Mandela.

Esta imagem apolínea de um Mandela pacífico pode criar uma aura de “simpatia” ao “bom velhinho”, mas reduz drasticamente quem foi o líder do CNA: um bravo batalhador pelos direitos humanos, um combatente tenaz contra o regime do apartheid e a dominação branca na África do Sul. A sua identidade negra expressava-se, por exemplo, quando ele dançava nas cerimônias públicas, já como presidente, no mesmo ritmo que os jovens de Soweto e com o seu desejo de ser enterrado nas montanhas, próximo ao local onde nasceu. Identidade esta reconhecida com as homenagens que o povo sul-africano lhe prestam neste momento, também dançando em frente a sua casa, dando o recado que a luta por uma África do Sul mais justa continua firme e forte.

P.S. – Só para lembrar que a Naspers, empresa sócia da Editora Abril, que edita a revista Veja que com certeza vai prestar homenagens ao “pacifista” Mandela”, foi uma das maiores apoiadoras do apartheid.

 

 

 

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

“Não sou santo”, afirma Nelson Mandela em novo livro

Uma nova compilação de documentos e registros pessoais de...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

Graça Machel apela à união dos sul-africanos

Graça Machel apela à união dos sul-africanos: mulher de...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=