No auge da crise, Conectas leva caso de haitianos à ONU

Imigrante recebe copo d’água em abrigo superlotado
Angela Peres/Secom Acre

Conectas realizou na terça, 25/3, 11 horas, em parceria com MENAMIRD (Mesa Nacional para las Migraciones y Refugio en República Dominicana), umpronunciamento oral no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, sobre a situação dos imigrantes haitianos.

A denúncia acontece no mês em que o abrigo construído pelo governo na pequena cidade de Brasileia, no Acre, atingiu seu pico máximo de ocupação, coincidindo com um período de chuvas e inundações que deixaram o local ilhado. A cidade se converteu em principal ponto de chegada para os haitianos que vêm ao Brasil sem visto. O galpão, construído para abrigar 300 pessoas, atende hoje a 2,3 mil. Segundo o governo local, aproximadamente 400 imigrantes usam as instalações e comem no abrigo, mas conseguem alugar quartos na cidade.

Segundo relatos de parceiros locais, entre 80 e 90 haitianos têm chegado a Brasileia todos os dias, enquanto apenas 20 conseguem deixar a cidade.

 
“A Conectas escuta há 8 meses do governo federal que medidas estão sendo elaboradas para ampliar o abrigo e melhorar as condições ali. É preciso menos promessas e mais vontade política”, disse Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas.
 
Inércia
 
Conectas denuncia há mais de 8 meses a falta de esforços, em todas as esferas, para resolver a crise em Brasileia. Em setembro de 2013, pouco depois de constatarem as condições insalubres do abrigo, representantes da entidade se reuniram com autoridades dos ministérios da Justiça, Trabalho e das Relações Exteriores em Brasília para exigir soluções urgentes para a crise. À época, o governo se comprometeu a realizar uma força tarefa para melhorar as condições de acolhida do galpão, mas nada foi feito até agora.
 
Pouco depois, em outubro, a organização levou o caso para a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA). Em novembro, enviou carta à presidente Dilma Rousseff às vésperas de sua viagem ao Peru, pedindo comprometimento intergovernamental para acabar com as violações cometidas contra os imigrantes no caminho até o Brasil. Em janeiro de 2014, pouco antes de reunião interministerial sobre o caso, Conectas enviou documento ao Ministério da Justiça e à Casa Civil com 7 recomendações para solucionar a crise.  
 
 
Fonte:  Conectas.org

 

+ sobre o tema

MP denuncia equipe de navio por torturar camaronês no Paraná

Dezenove tripulantes foram denunciados por tortura, racismo e tentativa...

Índios anunciam suicídio coletivo no MS

Por Felipe Patury, Época Uma carta assinada pelos...

Unesco cobrará explicações sobre decisão de demolir Museu do Índio

Por: Daniela Fernandes     A Organização das Nações Unidas para a...

para lembrar

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em segundo plano nas negociações e agendas nacionais. Mas o ano de 2023 ativou um gatilho...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=