Geledés Instituto da Mulher Negra apresenta a Nota Técnica Análise Interseccional de Dados Educacionais, um documento que apresenta recomendações para a produção e análise de dados a partir de uma perspectiva interseccional, isto é, a coleta e a apresentação de resultados baseados no cruzamento de informações sobre raça, gênero, território, deficiência e outras variáveis que impactam o desempenho de nossos estudantes.
Compreendemos que análises baseadas e um ou duas variáveis impossibilitam a necessária compreensão da complexa realidade educacional brasileira, e a ampliação do cruzamento de dados possibilitará aferir com precisão as desigualdades sofridas por grupos mais vulneráveis, em particular de negras e negros.
Este documento sistematiza os pressupostos que constituem o curso Formação de Gestoras e Gestores em Equidade de Raça e Gênero na Educação Básica, uma iniciativa que realizamos desde o ano de 2022, que busca contribuir com práticas de gestão que atuem no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na educação a partir da análise interseccional dos indicadores educacionais e do trabalho intersetorial, de forma a alcançarmos a promoção da equidade racial e de gênero na educação brasileira.
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