O momento certo pra se fazer a coisa certa é agora

A Mídia NINJA inicia um novo e grande momento da mídia brasileira. Há tempos, muito temos falado sobre democratização da mídia, sobre como a chamada “grande mídia” não nos contempla, sobre como a informação pode ser melhor distribuída evitando que a mesma seja controlada e manipulada por interesses particulares quando pode e deve ser transmitida com a finalidade de possibilitar a qualquer pessoa, maior conhecimento sobre diversos acontecimentos.

Há quem ainda acredita em toda e qualquer informação que venha através da TV, jornais, revistas e rádios, sem passar pela cabeça a menor preocupação sobre a veracidade da mesma. A maioria dessas pessoas são pessoas boas, aquelas que chamamos de “pessoas de bom coração”, que de tão boas, não conseguem acreditar que um jornalista, que tem a capacidade e, portanto, o dever de informar um povo, poderia ao invés disso, manipular a informação podendo causar grandes confusões à esse povo. Pois sim, grandes confusões surgem de mal-entendidos.

Por muito tempo você teve apenas esses meios de comunicação para confiar, entendo que possa ser díficil, mas seus velhos e grandes amigos do rádio, tv, jornais e revistas, começam a ser desmascarados com a chegada da internet e o livre compartilhamento de informação por meio da mesma. Não estou afirmando que tudo o que está na internet é verdade e tudo que não está é mentira. A internet apenas possibilita que você possa ter mais fontes sobre determinado assunto para apurar por si mesmo a veracidade de qualquer informação, venha ela da tv, rádio, jornais, revistas ou da própria internet. E há ainda quem diga, “se saiu no site da Folha ou no G1, é confiável!” CUIDADO. Saiba usar os meios de comunicação, saiba buscar a informação de forma que não lhe restem dúvidas, não aceite qualquer informação como verdadeira sem que haja formas de comprovar isso. A diferença entre informar e enganar só depende do caráter de quem escreve ou transmite determinada informação.

É aí que destaco o trabalho da mídia Ninja, não se trata de alguém querendo lhe dizer o que está acontecendo, se trata do que está acontecendo em tempo real sendo transmitido via internet pra você tirar suas próprias conclusões. Tudo que é feito pela mídia Ninja é feito de forma transparente, tão transparente que mostra que você também pode, de forma muito simples, ser um agente de mídia livre, NINJA, Samurai, PowerRanger ou o nome que você quiser dar a isso. Tão transparente que a “grande mídia” não pode dizer que foi apuhalada pelas costas, apenas podem concluir que os tempos são outros e o velho modelo de comunicação dominada por estes grupos acabou. A verdade está a um clique, e é por isso que hoje muita gente ligada a “grande mídia” está preocupada, buscando formas de dizer que a verdade é uma grande mentira, sim buscando formas de fazer o que eles fazem de melhor, distorcer a realidade. Sempre foram muito inteligentes, acontece que nos dias de hoje de nada vale a inteligência se for usada com más intenções, hoje a verdadeira inteligência é coletiva, ninguém é detentor de conhecimento nenhum, portanto não há futuro para os mal intencionados.

Por fim, só cabe dizer que a era da mídia livre não poderia ser outra que não a era do Pós-rancor, onde a “grande mídia” é a “velha mídia” e reclamar dela é perda de tempo, pior que isso é reclamar da mídia livre, que é apenas protagonismo midiático, coisa que você pode fazer ao invéz de ficar reclamando de qualquer coisa, até porque na era do pós-rancor, reclamar é uma palavra extinta.

Por: Paulinho Florentino

 

 

Fonte: Overmundo 

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=