O que levar e não levar para a prova do Enem

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece neste domingo (3) e trará redação, questões sobre linguagens e ciências humanas.

Por Giorgia Cavicchioli, Da Uol

Imagem de uma prova
Foto: Getty Images

O segundo dia da prova vai acontecer no próximo domingo (10) e vai trazer questões sobre ciências da natureza e matemática.

Para ambos os dias, você precisa lembrar o que pode e o que não pode ser levado para dentro da sala. Por isso, o UOL preparou um guia para não correr nenhum risco.

Documento obrigatório

Não esqueça seu documento de identificação com foto em nenhum dos dias da prova. É obrigatório que você apresente a sua carteira de identidade antes de entrar na sala em que você irá fazer a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho.

Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.

Caneta só se for preta

Preta é a única cor de caneta aceita no Enem. Por isso, não leve nenhuma outra cor de esferográfica. A tradicional azul deve ficar em casa nesse dia. Além disso, a sua caneta preta deverá ter um tubo de carga transparente, para evitar colas.

Leve mais de uma caneta para a prova. Caso uma delas falhe, você terá uma segunda de sobra para não passar nenhum tipo de angústia durante a prova. Lembre que você não poderá pedir uma caneta emprestada para o colega que estará sentado ao seu lado. Qualquer comunicação com outro candidato pode resultar na anulação da sua prova.

Um lanchinho é importante

Como você irá passar muito tempo fazendo a prova, o ideal é que você leve algum tipo de alimento para a sala. Por isso, opte por levar alimentos prontos e que são fáceis de consumir. Banana, maçã, chocolates, barras de cereal e bolachas são ideais para a realização do exame

Além disso, é importante que você se mantenha hidratado durante toda a prova. Por isso, não esqueça de levar também uma garrafa de água. Porém, lembre-se de levar o líquido em uma garrafa transparente e sem rótulo, para que não seja impedido de ficar com ela pelos fiscais.

Celular desligado

O ideal é que o aparelho fique em casa no dia da prova. Assim, você não irá correr nenhum risco. Porém, se você faz muita questão de levar o celular, lembre-se de desligá-lo antes de entrar para a prova. Dentro da sala, você deverá colocá-lo em um envelope, lacrá-lo e colocá-lo embaixo da mesa em que irá fazer o exame.

Lembre-se que, neste ano, as exigências em relação aos celulares mudaram. Se ele tocar, vibrar ou emitir qualquer som, você poderá ser eliminado na hora. O fiscal tem autonomia para retirar sua prova e pedir para que você saia da sala.

Roupas confortáveis

Sempre lembre que você irá passar muitas horas fazendo a prova. Por isso, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Porém, você precisará deixar algumas peças do vestuário em casa. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

+ sobre o tema

para lembrar

História negra, escola branca

Para historiador, escola ensina visão branca e deve resgatar...

Salvador ganha biblioteca com temática racial

Primeira biblioteca baiana especializada nas temáticas raciais relacionadas ao...

Bill Gates investe em rede social para pesquisadores

O cofundador da Microsoft e filantropo Bill Gates se...

Solidariedade e Educação: Seja um professor voluntário na Uneafro-Brasil

Sim, nós acreditamos na Educação Popular! Por Douglas Belchior, do Negrobelchior Imagine...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=