O que levar e não levar para a prova do Enem

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece neste domingo (3) e trará redação, questões sobre linguagens e ciências humanas.

Por Giorgia Cavicchioli, Da Uol

Imagem de uma prova
Foto: Getty Images

O segundo dia da prova vai acontecer no próximo domingo (10) e vai trazer questões sobre ciências da natureza e matemática.

Para ambos os dias, você precisa lembrar o que pode e o que não pode ser levado para dentro da sala. Por isso, o UOL preparou um guia para não correr nenhum risco.

Documento obrigatório

Não esqueça seu documento de identificação com foto em nenhum dos dias da prova. É obrigatório que você apresente a sua carteira de identidade antes de entrar na sala em que você irá fazer a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho.

Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.

Caneta só se for preta

Preta é a única cor de caneta aceita no Enem. Por isso, não leve nenhuma outra cor de esferográfica. A tradicional azul deve ficar em casa nesse dia. Além disso, a sua caneta preta deverá ter um tubo de carga transparente, para evitar colas.

Leve mais de uma caneta para a prova. Caso uma delas falhe, você terá uma segunda de sobra para não passar nenhum tipo de angústia durante a prova. Lembre que você não poderá pedir uma caneta emprestada para o colega que estará sentado ao seu lado. Qualquer comunicação com outro candidato pode resultar na anulação da sua prova.

Um lanchinho é importante

Como você irá passar muito tempo fazendo a prova, o ideal é que você leve algum tipo de alimento para a sala. Por isso, opte por levar alimentos prontos e que são fáceis de consumir. Banana, maçã, chocolates, barras de cereal e bolachas são ideais para a realização do exame

Além disso, é importante que você se mantenha hidratado durante toda a prova. Por isso, não esqueça de levar também uma garrafa de água. Porém, lembre-se de levar o líquido em uma garrafa transparente e sem rótulo, para que não seja impedido de ficar com ela pelos fiscais.

Celular desligado

O ideal é que o aparelho fique em casa no dia da prova. Assim, você não irá correr nenhum risco. Porém, se você faz muita questão de levar o celular, lembre-se de desligá-lo antes de entrar para a prova. Dentro da sala, você deverá colocá-lo em um envelope, lacrá-lo e colocá-lo embaixo da mesa em que irá fazer o exame.

Lembre-se que, neste ano, as exigências em relação aos celulares mudaram. Se ele tocar, vibrar ou emitir qualquer som, você poderá ser eliminado na hora. O fiscal tem autonomia para retirar sua prova e pedir para que você saia da sala.

Roupas confortáveis

Sempre lembre que você irá passar muitas horas fazendo a prova. Por isso, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Porém, você precisará deixar algumas peças do vestuário em casa. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=