Obama diz não ser necessário tirar foto ao lado de Mandela hospitalizado

Enviado por / FonteDo G1

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (28) que não vê necessidade de tirar uma foto ao lado do herói da luta anti-apartheid Nelson Mandela, que se encontra hospitalizado em estado crítico em Pretória.

‘Veremos como está a situação quando aterrissarmos. Não preciso de uma foto com ele. A última coisa que quero é ser inoportuno num momento de preocupação familiar’, afirmou Obama no caminho para a África do Sul aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One.

Obama chega após concluir uma visita ao Senegal que teve como foco melhorar a segurança alimentar e promover as instituições democráticas.

A Casa Branca espera que a turnê africana do democrata sirva como resposta ao que alguns veem como anos de negligência por parte do governo do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Antes de deixar Dacar, Obama tinha agendado um encontro com agricultores e empresários locais para discutir as novas tecnologias que estão ajudando os agricultores e suas famílias na África Ocidental, uma das regiões mais pobres e mais propensas à seca do mundo.

Mas é Mandela, o ex-presidente sul-africano de 94 anos que está lutando pela vida em um hospital de Pretória, que vai dominar o dia do presidente, mesmo antes de sua chegada a Johanesburgo.

Questionada na quinta-feira se Obama faria uma visita a Mandela, a Casa Branca disse que será uma decisão da família.

“Vamos atender completamente os desejos da família Mandela e trabalhar com o governo sul-africano no que diz respeito à nossa visita”, disse o vice-conselheiro de segurança nacional Ben Rhodes a repórteres no Senegal.

“O que a família Mandela considerar adequado é o que estamos focados em fazer em termos de nossa interação com eles.”

Obama considera Mandela, também conhecido como Madiba, como um herói. Independentemente de um encontro, autoridades disseram que a viagem serviria principalmente como uma homenagem ao líder da luta contra o apartheid.

“Eu tive o privilégio de conhecer Madiba e falar com ele. E ele é um herói pessoal, mas eu acho que não sou o único que pensa assim”, disse Obama na quinta-feira. “Se e quando ele partir deste lugar, uma coisa que eu acho que todos nós vamos saber é que o seu legado vai se prolongar ao longo dos tempos.”

O presidente dos EUA chega na tarde desta sexta-feira à África do Sul e não tem eventos públicos programados. Ele poderia ir para o hospital. Durante a viagem, Obama deve visitar Robben Island, onde Mandela passou anos na prisão.

 

 

+ sobre o tema

A inspiradora história do sem-teto que se recusa a pedir esmola e ganha a vida vendendo livros usados

Nos sinaleiros de Joanesburgo, na África do Sul, Philani Dladla não...

Centro de Documentação Samora Machel

História do Centro O Centro de Documentação Samora Machel é...

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia: o...

Mandela enfraquece enquanto família briga por seu legado

JOHANNESBURGO — "Sorria!", pediu o visitante, com uma ponta...

para lembrar

Madonna rebate críticas de racismo após publicar fotos de Mandela e Luther King

Madonna publicou na rede social imagens de personalidades como...

93º aniversário de Nelson Mandela

Primeiro Presidente negro da África do Sul, Mandela é...

“Mandela Day” : le monde rend hommage à Madiba, qui fête ses 95 ans à l’hôpital

Selon la présidence sud-africaine et sa propre fille Zindzi,...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=