É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013 a 2019. Shirley Villela entrou na instituição para atuar no projeto Maré de Sabores, se tornando, logo, a primeira coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, inaugurada em 2016.
Não temos dúvidas que a atuação e o compromisso de Shirley foram essenciais no processo de ampliação das nossas ações no campo dos direitos das mulheres. Foi uma honra construir esse trabalho para milhares de mulheres das favelas da Maré junto com ela.
Sempre com sorriso generoso, Shirley reunia características singulares: afetuosa, acolhedora, sensível, justa e ética. Sua força incansável e lealdade é o que nos deixa como legado.
Atuando há alguns anos na Redes da Maré, Shirley, foi em busca de sonhos pessoais que havia deixado em suspenso, nos mostrando toda a sua potência e desejo. Manteve-se sempre próxima do nosso trabalho, das mulheres que conheceu, acompanhando o crescimento da Casa das Mulheres da Maré e tudo que temos conquistado, desde que passou por ela.
A despedida da Shirley nos deixa, tecedores da Redes da Maré, com muita tristeza. Certamente, também, as centenas de mulheres que conviveram com ela ao longo dos anos da sua atuação na Casa das Mulheres da Maré. Seguimos com o compromisso de continuar esse trabalho guardando em memória toda a contribuição e amor da Shirley, que construiu sua trajetória buscando ser luz e força na busca por um mundo mais justo e com afetos.
Estamos de coração com sua família e toda sua rede de afeto.