Obrigada Shirley

Enviado por / FonteRedes da Maré

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013 a 2019. Shirley Villela entrou na instituição para atuar no projeto Maré de Sabores, se tornando, logo, a primeira coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, inaugurada em 2016.

Não temos dúvidas que a atuação e o compromisso de Shirley foram essenciais no processo de ampliação das nossas ações no campo dos direitos das mulheres. Foi uma honra construir esse trabalho para milhares de mulheres das favelas da Maré junto com ela.

Sempre com sorriso generoso, Shirley reunia características singulares: afetuosa, acolhedora, sensível, justa e ética. Sua força incansável e lealdade é o que nos deixa como legado.

Foto: © Elisângela Leite

Atuando há alguns anos na Redes da Maré, Shirley, foi em busca de sonhos pessoais que havia deixado em suspenso, nos mostrando toda a sua potência e desejo. Manteve-se sempre próxima do nosso trabalho, das mulheres que conheceu, acompanhando o crescimento da Casa das Mulheres da Maré e tudo que temos conquistado, desde que passou por ela.

A despedida da Shirley nos deixa, tecedores da Redes da Maré, com muita tristeza. Certamente, também, as centenas de mulheres que conviveram com ela ao longo dos anos da sua atuação na Casa das Mulheres da Maré. Seguimos com o compromisso de continuar esse trabalho guardando em memória toda a contribuição e amor da Shirley, que construiu sua trajetória buscando ser luz e força na busca por um mundo mais justo e com afetos.

Foto: © Elisângela Leite

Estamos de coração com sua família e toda sua rede de afeto.

+ sobre o tema

Primeira modelo albina da África do Sul enfrenta preconceito

Ela não é famosa como Naomi Campbell ou Gisele...

Toni Morrison

- Nascida em: 18 de fevereiro de 1931 (78 anos),...

Estudante da Ufba representará Brasil em fóruns nos EUA e Japão

Aniele é também uma das 20 jovens escolhidas para...

para lembrar

África do Sul: Aumento de suicídios preocupa a sociedade

As estatísticas sobre o suicídio na África do...

Hemetério José dos Santos: o primeiro professor negro do Instituto de Educação

O CMEB (Centro de Memória da Educação Brasileira) do...

A sexta edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras acontecerá em Brasília

Quinta-feira, 27/08, tem  “Agosto Negro”, em Brasília.   Enviado por  Arísia...

Criolo celebra 10 anos de “Nó na Orelha” e anuncia versão instrumental do disco

O rapper, cantor e compositor paulista Kleber Cavalcante Gomes,...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...
-+=