Pacto Histórico confirma chapa presidencial com Gustavo Petro e Francia Márquez na Colômbia

Segundo pesquisas de opinião, chapa de unidade do campo progressista é favorita para vencer eleições presidenciais

Nesta quarta-feira (23), na Colômbia, a coalizão Pacto Histórico confirmou sua chapa presidencial com os candidatos Gustavo Petro e Francia Márquez. A dupla obteve a maior votação nas primárias realizadas no dia 13 de março. Segundo as últimas pesquisas de opinião, a chapa de unidade do campo progressista é favorita para vencer as eleições presidencias no dia 29 de maio, com cerca de 47% da preferência.

“Hoje chegamos num momento definitivo. Conquistamos um triunfo inegável. Milhões de colombianos e colombianas querem que o país mude e hoje são maioria”, declarou Petro durante evento de anúncio da candidatura.

Além do anúncio da chapa presidencial, a dupla também ofereceu uma coletiva de imprensa a meios de comunicação locais.

“Tomamos essa decisão de forma coletiva, sabendo que representa a mudança que queremos para a Colômbia. Da exclusão à democracia, da violência à paz”, afirmou Petro.

Após polêmicas sobre a possibilidade de que a chapa fosse formada por um nome de fora do Pacto Histórico, buscando ampliar a coalizão, Petro respondeu dizendo que Francia “é a melhor candidata que tivemos nos últimos tempos na Colômbia”.

Francia Márquez é advogada e líder ambiental, natural de Cauca, região do pacífico colombiano. Com mais de 786 mil votos, foi a terceira pré-candidata mais votada entre todas as opções de todas as chapas que realizaram primárias no dia 13 de março.

“A luta continua porque o desafio que temos é frear a crise ambiental. É com todos e todas que vamos gerar a mudança”, assegurou Márquez.

Márquez também afirmou que irá trabalhar pela reparação dos direitos das comunidades quilombolas e afrodescendentes colombianas.

Em 2018, Francia Márquez ganhou o prêmio máximo de reconhecimento aos defensores da natureza, o Goldman Environmental Prize, e na época, também discursou em homenagem aos saberes ancestrais da sua comunidade.

“Na nossa comunidade, aprendemos que a dignidade não tem preço. A amar e valorizar o território como espaço de vida, e a lutar por ele, inclusive pondo em risco nossa própria vida”, disse.

Polêmica nas eleições legislativas

Nesta quarta-feira, o diretor do Registro Civil Nacional da Colômbia também anunciou que voltaria atrás na sua decisão de pedir a recontagem dos votos das eleições legislativas. 

Após uma série de denúncias de fraude e com uma diferença de 7% nos números oferecidos na pré-contagem e nos resultados finais do processo realizado no domingo (13), o diretor Alexander Vega havia solicitado a recontagem de todos os votos – uma demanda apresentada por distintas organizações políticas quando foram divulgados os primeiros resultados preliminares. 

O próprio Gustavo Petro apresentou uma denúncia de que em 29 mil mesas eleitorais não haviam sido contabilizados votos para a chapa Pacto Histórico. 

As observações foram levadas em conta e, nos resultados oficiais, a chapa de esquerda aumentou seu resultado em 390 mil votos, elegendo 19 ao invés de 16 senadores.

Com a vitória expressiva da oposição, o partido governante Centro Democrático e o presidente Iván Duque mantiveram a pressão para que o resultado fosse revisto uma semana após a realização do processo eleitoral. 

No entanto, as coalizões de esquerda e centro-esquerda denunciaram que recontar os votos, uma semana após o término das eleições e sem a presença dos fiscais de cada chapa, seria um golpe. A pressão fez o diretor do Registro Civil retroceder.

O Conselho Nacional Eleitoral agradeceu a posição de Alexander Vega. “Isso nos tira um peso das costas e dá garantias ao processo eleitoral”, afirmou César Abreu, presidente do CNE colombiano.

+ sobre o tema

Ligações entre Demóstenes e Cachoeira seriam para resolver questão amorosa

  Vinicius Sassine Publicação: 04/03/2012 09:31 Atualização: O bicheiro...

Evento lança Sílvio Humberto como pré-candidato a deputado federal

Foto: Gabriel Castro Herrera O próximo sábado (09/06) foi o...

Caso Afroreggae:Policiais são denunciados por órgão militar

Fonte: Folha de S. Paulo A promotora Christiana de...

Obama faz ‘saudação vulcana’ de ‘Jornada nas Estrelas’ no Twitter

Presidente dos EUA aparece ao lado de atriz do...

para lembrar

Francia Márquez diz acreditar que Brasil terá presidente negra no futuro

Em encontro com parlamentares e pré-candidatas negras, na manhã...

Quem é Francia Márquez, o fenômeno político da Colômbia

As eleições legislativas que ocorreram neste domingo (14) na Colômbia...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um encontro...

Vice-presidenta da Colômbia denuncia plano de atentado contra sua vida

A vice-presidenta e ministra da Colômbia, Francia Márquez, denunciou ser vítima de um atentado nesta terça-feira (10). A equipe de segurança da vice-presidenta teria...

Jovem estilista negro veste vice-presidente colombiana com moda de ‘resistência’

Esteban Sinisterra, um jovem estilista negro da pobre região do Pacífico colombiano, está vestindo a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, a primeira mulher negra a...
-+=