Palestrante critica “apartheid comunicacional” entre imprensa tradicional e étnica durante o Fórum de Austin

“O imigrante é o profeta do futuro, é em quem vamos nos transformar”, disse Sandy Closedurante sua palestra no 9º Fórum de Austin sobre Jornalismo nas Américas. Close, que é editora executiva da New American Media, falou de sua experiência com a imprensa étnica em São Francisco, na Califórnia, e do potencial desses veículos para transformar a cobertura sobre comunidades de imigrantes nos Estados Unidos e em outros países.

Como cobrir uma cidade, enquanto comunidades transnacionais chegam todos os dias aos Estados Unidos, sem levar a sério os veículos étnicos dessas comunidades, incluindo a imprensa afro-americana, perguntou Close. “Nossa circulação é coletivamente maior do que a do San Francisco Chronicle”, disse Close, citando ainda um representante de uma conferência sobre a imprensa étnica nos anos 1990: “A mídia tradicional nos trata como se fôssemos de segunda classe, se é que sabe de nossa existência”.

Um “apartheid comunicacional”, argumentou Close, não só marginaliza a imprensa étnica, como também limita a imprensa tradicional. “Para os meios tradicionais, a saúde e os fenômenos meteorológicos acabam na fronteira. Os veículos hispânicos ultrapassaram a mídia tradicional na cobertura sobre a gripe A H1N1, sem dúvida. Falaram sobre o fechamento de escolas no México. Os americanos acharam que não precisavam se preocupar com isso porque não era aqui”, disse ela.

Close ressaltou o crescimento da imprensa étnica (especialmente a hispânica), apesar da recessão econômica que exacerbou a crise dos jornais tradicionais, porque as comunidades precisam dela. “AMarcha do Milhão de Homens, em 1995, foi organizada pelos meios afro-americanos”, recordou Close. “Quem pensa que a imprensa tradicional ajudou a promover o evento está equivocado”.

A estreita ligação entre a imprensa étnica e sua comunidade ajuda a ampliar não apenas as perspectivas da cobertura, como também seu potencial para defender os direitos humanos. “Dizer a verdade à comunidade é mais poderoso que dizer a verdade a quem está no poder”, explicou Close.

Cerca de 50 jornalistas e especialistas de 20 países da América Latina e do Caribe se reuniram em Austin, no Texas, EUA, entre os dias 8 e 10 de setembro, para o Fórum de Austin. O evento anual é organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pelos programas para a América Latinae de Mídia das Fundações Open Society. O programa completo está disponível aqui.

Fonte: Journalism in the América

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=