Paraiba: Conselho quer mídia étnico-racial maior

por Edson Verber

Propostas voltadas para o fortalecimento da mídia étnico-racial, inclusive com a indicação de que um percentual dos anúncios institucionais do Governo Federal seja destinado a este segmento, foram aprovadas pelo CNPIR (Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), que se reuniu em Brasília nos dias 30 e 31/01, inclusive com representação da Paraíba. Também foram analisadas propostas da Agenda Transversal de Promoção da Igualdade Racial para o Plano de Acão Plurianual 2012-2015, com a destinação de bilhões de reais.

Em pronunciamento que fez perante a Comissão de Comunicação e Informação do Conselho, a ministra da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Bairros, informou que o Governo já vem atuando junto à Secretaria de Comunicação da Presidência da República no sentido que a questão étnico-racial seja tratada na elaboração das peças publicitárias, principalmente das estatais como Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica, de forma a combater o racismo, principalmente, contra os negros e negras.

“Pretendemos aprofundar esse processo de negociação com a Secom, pois vem dando bons resultados na afirmação de uma política étnico-racial voltada para o combate ao racismo contra as diversas etnias e, principalmente, contra os negros e índios. Os negros e, principalmente, as mulheres negras sempre foram mostradas de forma depreciativa. Felizmente esta realidade está mudando e vamos lutar para mudar mais ainda”, disse Luiza Bairros, que presidiu o último dia de reunião do CNPIR.

Prioridades para 2012

Nas metas prioritárias para 2012 a Comissão de Comunicação e Informação do Conselho e a Plenária Final, aprovaram que deve haver o fortalecimento da mídia étnico-racial com a canalização de mais recursos de publicidade, devendo para tanto ser articulada uma política de anúncios com a publicação de editais, via Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e a Secom-PR.

Na parte da capacitação o Conselho aprovou que deve haver o fortalecimento da mídia étnico-racial com a capacitação para comunicadores, jornalistas e demais profissionais de comunicação, devendo-se para tanto a Seppir elaborar projetos de cursos em parceria com a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e ONU/Mulheres/SPM, devendo as ações nesse sentido começar no segundo semestre de 2012.

No âmbito dos eventos foi aprovada a captação, já no primeiro semestre em curso, de recursos junto às estatais para a realização, possivelmente em setembro de 2012, do 1º Encontro Nacional de Jornalistas Étnico-Raciais, precedido de Encontros Estaduais, sob a responsabilidade da Conajira (Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e regionais das Cojiras (Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial). Os responsáveis pela parte financeira são a Fenaj, Seppir, Sindicatos e Cojira-RJ.

Agenda Transversal de Promoção

As propostas da Agenda Transversal de Promoção da Igualdade Racial para o Plano de Acão Plurianual 2012-2015, com a destinação de bilhões de reais, constam das natividades de quase todos os ministérios, com destaque para os da Saúde e Desenvolvimento Agrário, onde são mais beneficiadas as comunidades quilombolas e indígenas, através do SUS e Pronaf.

Em uma dessas ações, através do Programa 2012 da Agricultura Familiar, objetiva-se qualificar os instrumentos de financiamento, fomento, proteção da produção, garantia de preços e da renda como estratégia de inclusão produtiva e ampliação da renda da agricultura familiar, com a geração de alimentos, energia, produtos e serviços. Visa adequar as condições de crédito às particularidades da agricultura familiar, das mulheres rurais, dos quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, jovens do campo e assentados/as da reforma agrária, com investimento de R$ 67.000.000,00.

Na parte da saúde uma das ações buscará implantar, em todas as 27 unidades da federação do país, a Política de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. Para tanto, entre muitas atividades, serão realizados cursos de capacitaçlão para 2.000 profissionais que atuam em áreas estratégicas em Metodologia de Identificação e Combate ao Racismo e ao Sexismo Institucional, como estratégia para promoção da equidade no SUS. O investimento total previsto é de R$ 200.000.000,00.

Integrantes

A Comissão de Comunicação e Informação foi composta por Valdice Gomes da Silva (Conajira/Fenaj), Aida Rodrigues Feitosa (CNPIR – MMA), Frederico Tomé (Ministério das Comunicações), Márcio Alexandre Martins Gualberto (CEN) e Sionei Leão (suplente CNPIR)- membros; e Convidados: Edson Verber (Cojira – PB), Marjorie Moura (Sinjorba), Flávio Carrança (Cojira – SP), Angélica Basthi (Cojira – RJ) e Vera Daisy (Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros – RS).

Fonte: Correio 10

+ sobre o tema

Edson Cardoso fala da imprensa negra e da luta pela consciência negra

Dentro da ideologia vigente, que oculta as desigualdades raciais,...

Imprensa e jornalismo: nada a ver. A desinformação como tática

Por Luciano Martins Costa Imprensa e jornalismo: nada a ver Por...

Folha publica vídeo contra cotas raciais e feministas negras criticam campanha

Por Jarid Arraes Intitulado “Sistema de Cotas: o que a...

TSE proíbe Veja de fazer propaganda de capa

Ricardo Brito O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar na...

para lembrar

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione, alento para sua...

Terroristas da Abril tentam justificar crime

Sócios, executivos e editores da Editora Abril acusaram o...

Revista O Menelick 2º Ato: resgate da imprensa negra em São Paulo.

A ideia de sua criação parte do fundador e...

Programas policialescos violam leis e direitos

O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=