Pedi um fascista de presente, mas minha mãe diz que eles mordem

Foto: Flávio Florido

Por: Leonardo Sakamoto

Gostaria muito de entender o trauma de infância, o tipo de insegurança, a falha na formação do caráter, a ausência de vitaminas no crescimento (faltou ferro, certamente) ou a doença adquirida ou desenvolvida que leva alguém a querer machucar fisicamente e até matar outra pessoa por uma discussão sobre política. Afinal, alguns milhares de anos de história humana deveriam ter servido para que deixássemos o tacape de lado ao tratar do bem comum.

Desde que os ânimos eleitorais se acirraram, recebo textos e vídeos todos os dias com gente sendo ameaçada ou apanhando por defender uma candidatura ou partido político.

A intolerância me intriga.

É claro que a maioria desses espécimes nunca participou do debate público e sempre compartilhou suas opiniões em seu microcosmo ou através do pretenso anonimato da internet. Como não conviveu com a diferença e se sente quentinho na bolha de amigos montada através do algoritmo das redes sociais, acha que o mundo pensa como ela. É um choque quando descobre que não.

Tenho um fascínio doido por esse pessoal. Gostaria de saber mais sobre eles, entender seus sentimentos. Adoraria ligar a TV e ver o Sérgio Chapelin anunciando: “Você sabe quem é o fascista brasileiro? Onde vive? O que come? Como se reproduz? Pela primeira vez, uma equipe de TV registrou o ritual secreto de acasalamento de fascistas em seu habitat natural. E especialistas apontam: parece que não, mas fascismo tem cura. Hoje, no Globo Repórter”.

Gosto quando as pessoas perdem a vergonha de mostrar quem são. Quanto mais transparência, melhor. Mas quem sai do armário tem que aprender que o jogo tem regras. Ou seja, sem bater, cuspir ou puxar o cabelo do amiguinho e da amiguinha. Muito menos comer seu cérebro.

Na dúvida, diante de ameaças, é chamar a polícia, pois ela existe para isso. Torcendo, é claro, para que a polícia não queira bater em você também.

Sou contra a censura prévia por princípio. Mas desconfio que muito dodói que partiu para a ignorância na rua se inspirou ou foi empoderado pelo que viu, leu ou ouviu a vida toda na mídia. Só uma ostra em coma com problemas prévios de cognição acha que jornalistas e colunistas não ajudam a entornar esse caldo.

Não somos nós que vamos a público cometer agressões. Da mesma forma que não é a mão de pastores ou deputados que seguram a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente que atacam gays e lésbicas. Mas somos nós que, muitas vezes, na busca por audiência ou para encaixar um fato em nossa visão de mundo, tornamos a agressão banal, quase uma necessidade para restabelecer a ordem das coisas.

Então, apesar de não defender a censura prévia, sou a favor de que disseminadores de ódio sejam devidamente responsabilizados pelos seus atos. Sejam eles de qualquer matriz política ou partidária.

Mas não pense que idiotice é monopólio de período eleitoral. As coisas estão exaltadas no dia a dia também. Eu havia elencado algumas dicas do que fazer nesses casos, tempos atrás, que atualizo aqui:

Se beijar alguém do mesmo sexo na rua, pode levar porrada.
Dica: detectando a presença de fundamentalistas religiosos ou de pessoas machistas, preconceituosas e/ou homofóbicas (que são muitas por aqui, infelizmente), evite proximidade física. Se for abordado, diga que já pagou o dízimo neste mês. Ou visualize uma rota de fuga.

Se criticar o discurso de ódio de um ruralista, pode levar porrada.
Dica: Não visite o Congresso Nacional em dia de votação de projeto de interesse da bancada ruralista caso não esteja com a carteirinha de vacinas em dia. Para saber o tipo de imunização, além da anti-rábica, clique aqui.

Se você é jornalista no lugar certo, na hora certa, pode levar porrada.
Dica: Aí, não tem muito jeito. Se estiver fazendo o seu trabalho em uma manifestação, provavelmente irá apanhar. Mantenha no bolso um papelzinho com seu tipo sanguíneo e contatos telefônicos em caso de emergência.

Se reclamar que alguém parou sobre a ciclovia ou a faixa de pedestres, pode levar porrada.
Dica: A prioridade do uso do espaço público é dos carros. Pedestres e ciclistas são considerados um incômodo detalhe, mas que serão resolvidos em breve. E como qualquer celerado pode ter uma arma, cuidado ao reclamar se estiver sem colete à prova de bala.

Se você estiver em uma festa e alguém te agarrar à força, não reclame, pode levar porrada.
Dica: Jovens levam a sério a máxima de que mulher na rua à noite está à disposição. Normalmente, andam em bandos, seja por questões de insegurança pessoal ou necessidade de reafirmar a masculinidade, esbanjando testosterona. Ao ver um tipo desses, não olhe para o lado.

Pensando melhor, de repente, os fascistas é que estão certos.

A porrada é o nosso melhor argumento. É o que nos define. O que realmente nos une e nos faz brasileiros.

 

 

Fonte: Blog do Sakamoto 

 

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Mentira. Não está faltando água em São Paulo – Por: Leonardo Sakamoto

O paulistano é bicho engraçado. Escolhe uma esfera de...

Redução da maioridade penal no (filho) dos outros é refresco

A questão sobre a redução da maioridade penal é,...

“Por favor, me dá um beijo”: Formas de sentir vergonha alheia no Carnaval

Detesto sentir vergonha alheia. por Leonardo Sakamoto no Blog Aquela vontade...

Nos EUA e no Brasil, o “mal” são sempre os outros. Nunca nós mesmos

''Nós devemos manter o 'mal' fora de nosso país!'' Por Leonardo...

Número de resgatados da escravidão dispara em 2023 e é o maior em 14 anos

O Brasil encontrou 3.190 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2023. O número é o maior desde os 3.765 resgatados em 2009. Foram...

Governo do PT da BA copia bolsonarismo em nota sobre violência policial

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Estado governado por Jerônimo Rodrigues (PT) e que deu ampla vitória a Lula, conseguiu produzir uma nota...

Fome atinge 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos

A fome esteve presente em 20,6% das famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pretas, em 17% daquelas comandadas por pardas e em 10,6%,...
-+=