O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças – valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. São diretores, equipe docente, alunos, pais, entre outros, que colocam na prática políticas, programas e ações para efetivar o direito à educação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Inscrições de 16 de novembro de 2009 a 12 de março de 2010.
Período das inscrições?
O período de inscrições inicia-se em 16 de novembro de 2009 e se encerra em 12 de março de 2010.
Depois de enviada, posso alterar a experiência da minha escola?
Não. As Experiências, uma vez encaminhadas, não poderão ser alteradas.
Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.
PREMIAÇÃO
Os organizadores anunciarão em maio de 2010, pela imprensa, pelo site oficial do Prêmio www.mec.gov.br/premioexperienciaseducacionaisinclusivas e pelos sites do MEC e OEI os 25 (vinte e cinco) finalistas, sendo 5 (cinco) de cada região.
As 5 (cinco) escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio:
- diploma;
- R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
- intercâmbio para 2 (dois) representantes de cada escola premiada, para conhecer uma das outras experiências premiadas, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 5 (cinco) dias custeadas pelo MEC/SEESP;
- apresentação da experiência premiada, por 2 (dois) representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, a realizar-se em Brasília, em maio de 2010;
- divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC e da OEI.
Além disso, uma publicação internacional será organizada pela Rede Intergovernamental Ibero-americana de Cooperação para a Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais – RIINEE e pela OEI, contemplando as experiências premiadas.
O Secretário de Educação da rede à qual está vinculada a escola premiada terá a sua participação no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade custeada pelo MEC/SEESP.
GUIA DE APRESENTAÇÃO
Clique aqui e faça download do documento de reflexão.Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.
Item |
Conteúdo |
1. Apresentação | · Como surgiu; qual a realidade ou desafio que foi enfrentado, por que se optou por realizar a experiência; apoios recebidos. |
2. Equipe de trabalho | · Número de pessoas envolvidas na experiência. · Descrição das suas funções dentro da escola. · Descrição da sua participação no desenvolvimento da experiência. |
3. População beneficiada | · Alunos beneficiados com a experiência, público-alvo da educação especial e demais. |
4. Objetivo geral da experiência | · Qual resultado a ser alcançado, em termos gerais, com o desenvolvimento da experiência? |
5. Descrição detalhada do desenvolvimento da experiência | · Fases ou etapas. · Embasamento teórico que orientou o trabalho. · Metodologia geral de trabalho. · Breve descrição das atividades realizadas, dos materiais e recursos elaborados e/ou utilizados. · Momentos significativos durante o processo. · Avanços identificados ao longo da experiência(alunos, gestão e comunidade) · Mudanças importantes durante o processo de trabalho. · Valores desenvolvidos na comunidade escolar. · Outras características do desenvolvimento da experiência. |
6. Resultados | · Identificação e avaliação dos principais resultados, exemplos específicos dos efeitos positivos da experiência e comentários gerais. |
7. Avaliação | · Identificação e avaliação dos principais desafios apresentados e das estratégias para superá-los, indicadores quantitativos e/ou qualitativos da experiência. |
8. Considerações Finais | · Conclusões gerais da experiência realizada. |
9. Referências Bibliográficas | · Citar fontes/ referências utilizadas. |