Pesquisa nacional da Fipe analisa preconceito e discriminação no ambiente escolar

Estudo pioneiro realizado em 501 escolas públicas do país mostra que o preconceito e a discriminação estão presentes no ambiente escolar e podem estar associados a diferenças no ensino e no desempenho dos alunos.

Fonte: Jornal Ìrohin

Foto: Getty Images/Kutay Tanir

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgará dia 17, quarta-feira, às 10h30, em entrevista coletiva na FEA-USP, os resultados da Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A coletiva será realizada na sala E-109, Prédio FEA 1, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

 

O estudo tem o propósito de fornecer informações relevantes para a elaboração de políticas e estratégias de ação que promovam a diversidade e a mitigação do preconceito, e da discriminação, nas escolas públicas brasileiras e, ao mesmo tempo, criem um ponto de partida para o aprofundamento dos estudos sobre preconceito e discriminação em suas diversas naturezas.

A pesquisa envolveu a análise dos preconceitos de natureza étnico-racial, socioeconômico, geracional, de gênero, territorial, de orientação sexual e o relacionado a pessoas com necessidades especiais. Foi também pesquisada a discriminação de diferentes grupos sociais, representados por negros, pobres, índios, ciganos, homossexuais, moradores de periferia, favelas e áreas rurais, pessoas com necessidades especiais de natureza física e mental, idosos e mulheres.

Segundo o professor José Afonso Mazzon, da FEA-USP, coordenador do trabalho, a pesquisa de campo foi realizada em 501 escolas públicas de todo o pais, nas quais foram entrevistadas de 18.500 pessoas (alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários).

Principais resultados

Durante coletiva de imprensa, serão apresentados dados e análises que revelam:

A abrangência, o alcance e a intensidade do preconceito, da discriminação e das práticas discriminatórias (bullying) no ambiente escolar;

Os grupos sociais mais afetados pelo preconceito e que mais sofrem com práticas discriminatórias;

A relação entre os diversos tipos de preconceito e discriminação;

A relação entre o preconceito e a discriminação latentes nas escolas e a ocorrência de práticas discriminatórias ofensivas no ambiente escolar;

A influência de características intrínsecas aos alunos e as características das escolas em relação às diferenças de preconceito e discriminação entre os alunos;

 

Como o preconceito, a discriminação e as práticas discriminatórias ofensivas no ambiente escolar estão relacionados com o desempenho dos alunos.

Local: Sala E-109, Prédio FEA 1, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

+ sobre o tema

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

para lembrar

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão...

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira 

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da...

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo,...