Estudo pioneiro realizado em 501 escolas públicas do país mostra que o preconceito e a discriminação estão presentes no ambiente escolar e podem estar associados a diferenças no ensino e no desempenho dos alunos.
Fonte: Jornal Ìrohin
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgará dia 17, quarta-feira, às 10h30, em entrevista coletiva na FEA-USP, os resultados da Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A coletiva será realizada na sala E-109, Prédio FEA 1, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).
O estudo tem o propósito de fornecer informações relevantes para a elaboração de políticas e estratégias de ação que promovam a diversidade e a mitigação do preconceito, e da discriminação, nas escolas públicas brasileiras e, ao mesmo tempo, criem um ponto de partida para o aprofundamento dos estudos sobre preconceito e discriminação em suas diversas naturezas.
A pesquisa envolveu a análise dos preconceitos de natureza étnico-racial, socioeconômico, geracional, de gênero, territorial, de orientação sexual e o relacionado a pessoas com necessidades especiais. Foi também pesquisada a discriminação de diferentes grupos sociais, representados por negros, pobres, índios, ciganos, homossexuais, moradores de periferia, favelas e áreas rurais, pessoas com necessidades especiais de natureza física e mental, idosos e mulheres.
Segundo o professor José Afonso Mazzon, da FEA-USP, coordenador do trabalho, a pesquisa de campo foi realizada em 501 escolas públicas de todo o pais, nas quais foram entrevistadas de 18.500 pessoas (alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários).
Principais resultados
Durante coletiva de imprensa, serão apresentados dados e análises que revelam:
A abrangência, o alcance e a intensidade do preconceito, da discriminação e das práticas discriminatórias (bullying) no ambiente escolar;
Os grupos sociais mais afetados pelo preconceito e que mais sofrem com práticas discriminatórias;
A relação entre os diversos tipos de preconceito e discriminação;
A relação entre o preconceito e a discriminação latentes nas escolas e a ocorrência de práticas discriminatórias ofensivas no ambiente escolar;
A influência de características intrínsecas aos alunos e as características das escolas em relação às diferenças de preconceito e discriminação entre os alunos;
Como o preconceito, a discriminação e as práticas discriminatórias ofensivas no ambiente escolar estão relacionados com o desempenho dos alunos.
Local: Sala E-109, Prédio FEA 1, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).