Pesquisa revela que 70% dos gays de SP já sofreram algum tipo de agressão

62% dos entrevistados foram vítimas de agressões verbais, enquanto 15% sofreram agressão física e 6% foram alvos de agressão sexual

 

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revela que 70% dos homossexuais da capital paulista já sofreram algum tipo de agressão. 62% dos entrevistados foram vítimas de agressões verbais, enquanto 15% sofreram agressão física e 6% foram alvos de agressão sexual.

O estudo foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa. Entrevistados também relataram já ter sofrido chantagem, extorsão e constrangimentos no trabalho. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Não existem leis que criminalizem a homossexualidade. No entanto, existem leis estaduais e municipais que proíbem o preconceito e a discriminação por orientação sexual. É inaceitável que ainda assim os homossexuais continuem relatando tanta violência”, diz Paulo Roberto Teixeira, da coordenação do programa Estadual DST/Aids, em declaração veiculada pela Folha.

A pesquisa foi realizada no centro de São Paulo entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. Homens homossexuais foram entrevistas em 92 lugares, como casas noturnas, saunas, cinemas e nas ruas.

Apenas homens maiores de 18 anos, residentes do Estado de São Paulo e que já tiveram relações com outras pessoas do mesmo sexo foram entrevistados. 30,1% destes eram homens com idade entre 18 e 24 anos, e 38% tinham entre 25 e 34 anos.

68% dos participantes da pesquisa também relataram já ter sofrido algum tipo de discriminação, como maus-tratos por professores e colegas de escola, queixa apontada por 32% dos entrevistados. 29% se queixaram de problemas no ambiente familiar, 23% falaram sobre discriminação no âmbito religioso e 29% relataram ter sofrido preconceito e discriminação entre amigos.

Ao todo, 1.217 participantes responderam a pesquisa. 776 destes concordaram em realizar o teste da Aids, e 56,3% descobriram possuir o vírus do HIV.

 

 

Fonte: Revista Brasileiros

+ sobre o tema

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=