Guest Post »

Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?. Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas.

Reprodução/mundoemsabores.com.br

Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ouPotjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto.

Bobotie

Bobotie
Bobotie. (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Bobotie é outro prato muito famoso da Africa e é umque tem suas origens em Cape Malay. Bobotie é um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos, curry, consumido com arroz amarelo, que é aromatizado com açafrão.  Atchar e sambals são condimentos para ir com pratos de curries. Sambals consistem de pepino, tomate, cebola e iogurte.

A comida típica Sul-Africana também teve influência sobre os alimentos namibiano e alguns de seus pratos especiais são Biltong, carne de caça (Kudu, Springbok e Gemsbok) e Potjiekos.

Cerveja Africana: A cerveja local é Tafel Windhoek Lager ou lager. Deuce M ou 2M é a cerveja local em Moçambique.

Em uma típica cozinha africana você encontra o fogão do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. A comida típica encontrada nas mesas das famílias até hoje são as carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma grande panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

Comidas tipicas da Africa

África Central, Leste da África, Chifre da África, África do Norte, África do Sul e na África Ocidental cada um tem os seus próprios pratos distintos, técnicas de preparação, e os costumes de consumo. Conheça alguns dos pratos mais famosos e tradicionais de cada região da Africa:

Africa Central

Fufu
Fufu. (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Fufu. Vegetais cozidos, como mandioca, inhame ou banana, que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com uma sopa de imersão ou molho.

Leste da Africa

Uglai e repolho
Uglai e repolho. (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Uglai e repolho. Ugali (também chamado às vezes sima ou posho) é um produto de fubá presente em muitas refeições africanas, especialmente na África Oriental. Geralmente é feita a partir de farinha de milho (milho ou do solo) e água, e varia em consistência de papa de aveia ou massa.

Chifre da Africa (Horn of Africa)

Kitcha fit-fit
Kitcha fit-fit. (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Kitcha fit-fit. Um prato servido no café em Eritreia. Kitcha caber-Fit é uma combinação de um pão típico de Eritreia, kitcha e uma manteiga temperada, misturado com berbere (um tempero quente vermelho).

Cozinha etíope

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa? (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Comida da Etiópia. Cozinha etíope e eritreia típicas: Injera (panqueca parecido com o pão) e vários tipos de wat (guisado).

Xalwo

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa? (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Xalwo, a versão somali de halva, é um ícone da gastronomia Somália. Xalwo ou halva é uma confecção popular servido em ocasiões especiais, como celebrações ou recepções de casamento. É feito de açúcar, amido de milho, cardamomo em pó, noz-moscada em pó, e ghee. Os amendoins são também muitas vezes adicionadas para melhorar a textura e sabor.

Africa do Norte

Norte da África encontra-se ao longo do Mar Mediterrâneo e inclui em seu meio vários países, incluindo Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Egito. Esta é uma região marcada por geográfica, diversidade política, social, econômica e cultural, a gastronomia e o estilo de culinária e arte da África do Norte também são tão diversas como a terra, seu povo e sua história.

Coucous

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa? (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Coucous. É um tradicional prato de semolina (minúsculos grãos de trigo duro), que é cozido a vapor. É tradicionalmente servido com um cozido de carne ou vegetais. Cuscuz é um alimento básico em toda a culinária do Norte Africano de Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.

Africa do Sul

Potjiekos

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa? (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Potjiekos é um guisado Afrikaner tradicional, feito com carne e legumes e cozida na brasa em panelas de ferro fundido.

Africa Oriental

Maafe

Plano de Aula - Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Plano de Aula – Você conhece as principais comidas tipicas da Africa? (Reprodução/mundoemsabores.com.br)

Maafe ou amendoim cozido, preparado por um cozinheiro senegalê. É um guisado ou molho (dependendo do teor de água) comum a grande parte da África Ocidental. Origina-se do povo Mandinka e Bambara do Mali. Variantes do prato aparecem na culinária de países em toda a África Ocidental e África Central.

Ingredientes típicos do africano:

Legumes:
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins

Carnes:
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais
Plantas:
Alho
Pimenta Melegueta – “West Africa” (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz
Esta é uma pequena amostra da culinária africana, que é tão rica e diversa quanto a extensão de seu território
10 ideias errôneas que temos sobre a África
A história que ninguém contou“Você não sabe nada sobre minha história” – Dois Africanos
África: Um Continente sem História? Emir Sader’
A INFLUÊNCIA AFRICANA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Fonte: Mundo e Sabores

Related posts