Presidente do CRM-AP é denunciado por racismo contra médicos cubanos

MP diz que presidente expulsou médicos cubanos do auditório do CRM.
Dorimar Barbosa nega prática de crime e diz que episódio foi resolvido.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Amapá, Dorimar Barbosa, foi denunciado nesta terça-feira (7) pela prática de racismo contra médicos cubanos em um evento realizado na sede do CRM, em Macapá. O fato teria acontecido em junho, segundo o Ministério Público (MP) do Amapá, autor da denúncia. A ação penal tramita na 4ª Vara Criminal. O presidente do conselho se defende dizendo que o caso foi mal entendido.

O evento com os profissionais estrangeiros foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Participavam cubanos do programa Mais Médicos, do Governo Federal. De acordo com a denúncia, Dorimar Barbosa teria se exaltado ao descobrir que o auditório do CRM sediava um evento com médicos cubanos. O MP diz que o presidente do conselho “expulsou aos gritos todos os presentes, afirmando que havia sido enganado e que não aceitaria que tais médicos estivessem no local”.

A ação penal afirma que Dorimar Barbosa também teria desacatado a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, quando ela teria tentado acalmá-lo. O presidente do Conselho de Medicina também responderá por desacato e ameaça aos médicos brasileiros que organizaram o evento.

“Há indícios claros da prática de crime, em razão da origem estrangeira dos médicos que atenderam ao evento e que foram expulsos do local de forma humilhante”, frisou o promotor de Justiça Eder Abreu, um dos autores da ação.

O presidente do CRM informou que o pedido de retirada dos médicos do auditório do conselho não teve relação com a naturalidade dos estrangeiros.

“Essa questão foi resolvida com a secretaria de Macapá. O caso não tem nada a ver com racismo. O evento foi realizado no auditório do conselho sem autorização. O fato de os médicos serem cubanos não tem relação com o pedido de cancelamento do evento”, declarou o presidente, acrescentando que não houve prática de desacato por desconhecer quem é a secretária de Saúde de Macapá.

A Semsa rebateu a alegação do presidente do CRM dizendo que a pasta municipal tinha autorização por escrito para realização do evento no espaço. As chaves do local teriam sido até cedidas aos organizadores.

CRM X Mais Médicos
O Conselho Regional de Medicina do Amapá foi contra o programa de importação de médicos pelo Governo Federal. O CRM passou a emitir o registro aos profissionais estrangeiros depois de perder na Justiça Federal uma ação movida em setembro contra o programa Mais Médicos. O conselho pediu que não fosse obrigado a efetuar os registros provisórios dos médicos com graduação no exterior sem a comprovação de revalidação do diploma e certificado de proficiência em Língua Portuguesa.

Um mês antes de a ação ser ingressada na Justiça, uma comitiva de médicos do Amapá aderiu a um movimento em Brasília que pedia a revisão do programa do Governo Federal.

Em Macapá, atuam 35 médicos cubanos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana e rural do município. Em todo o estado, o efetivo chega a 126 profissionais estrangeiros.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Conceição Lemes: “Os médicos cubanos tocam na gente para examinar”

por Conceição Lemes Novo Hamburgo, capital nacional do Calçado, fica...

O que acontece com os médicos brasileiros?

Talvez nós todos nos tivéssemos deixado levar por uma...

Cuba offers free medical school to blacks and latinos

In September 2000, on a visit to New York...

O Mais Médicos cansou de apanhar da mídia e achou uma saída. Por Leandro Fortes

À frente, há três anos, da Organização Pan-americana de...
spot_imgspot_img

Estudantes de Medicina dos EUA vão a Cuba para reforçar currículo

Alunos de medicina dos EUA passarão período em Cuba como parte do currículo a partir de abril de 2016. Objetivo é que os estudantes...

Das vaias à ovação: médicos cubanos ganham preferência no Brasil

Uma recente pesquisa revelou que 87% das pessoas que são atendidas pelos médicos cubanos elogiaram a atenção e a qualidade do atendimento; Na média,...

O Mais Médicos cansou de apanhar da mídia e achou uma saída. Por Leandro Fortes

À frente, há três anos, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil, o dentista cubano Joaquin Molina não se surpreendeu quando, há dois...
-+=