Primeira prova do Enem aborda racismo e sustentabilidade

Cerca de 280 mil estudantes do Paraná realizaram na tarde deste sábado (3) a primeira prova do Enem 2012. O teste de Ciências Humanas e da Natureza não fugiu muito do que já havia sido aplicado em edições anteriores: textos longos, alternativas com intuito de confundir os mais distraídos e temas atuais.

Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem

Discussões envolvendo o desenvolvimento sustentável apareceram em muitas questões, abordando reciclagem, produtos orgânicos e geração de energia. Outro tema que chamou a atenção dos estudantes foi o racismo. No primeiro Enem após aprovação da Lei das Cotas nas universidade federais, Martin Luther King e o legado dos povos africanos à cultura brasileira foram destaque na prova.

A quantidade de questões de química foi outro diferencial. “Na área de exatas dominaram as questões de química, que apareceram muito mais do que nas edições passadas”, fala a estudante Fernanda Lausi Rodrigues, 19 anos.

Temas culturais também foram abordados, debatendo a história dos Estados Unidos através dos quadrinhos do Capitão América, a relação do surgimento do rock com a Segunda Guerra Mundial e interpretação de uma música de Luiz Gonzaga. As artes plásticas, no entanto, foram um pouco renegadas. “Teve apenas uma questão, achei muito pouco”, reclama a estudante Ana Beatriz Babugia, 19 anos.

Textos longos

As opiniões sobre a prova foram diferenciadas, mas com uma reclamação comum: os longos textos. “Tinha artigo que era inútil, não precisava dele para responder as questões, pura perda de tempo”, aponta Ana Beatriz, que considerou a prova difícil. “Não havia só questões óbvias, como em edições anteriores. Nessa prova houve muita ‘pegadinha'”, fala a estudante, que pretende usar a nota para obter uma boa colocação no Prouni e cursar Jornalismo.

Já Fernanda Rodrigues, considerou a prova de dificuldade “média”. Para ela, os textos longos, e as 90 questões para serem respondidas em quatro horas, foram os principais obstáculos. “É uma prova de resistência, mas deu tempo de fazer”, diz. A estudante fez o teste apenas para autoavaliação, uma vez que seu objetivo é entrar no curso de Comunicação e Multimeios, da UEM.

Outros mais experientes, como Mariana Aiolsi, de 20 anos, avaliou o teste como “tranquilo”. Ela, que deseja cursar Medicina em alguma universidade federal, fez o Enem pela terceira vez. “Não foi novidade para mim, já esperava aquele tipo de pergunta. Achei essa prova até mais objetiva, sem perguntas absurdas, como ocorreu nas anteriores”, brinca.

Redação e matemática domingo

Neste domingo (4) será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão. Lembrando que todos devem chegar aos locais de prova até as 12 horas (horário de Brasília).

Os gabaritos das provas serão divulgados pelo Inep no dia 7 de novembro. A previsão é que os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

Fonte: o Diário

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=