Cuba: Primeiro casamento entre transexual e gay

Cerimônia ocorreu no mesmo dia em que Fidel Castro completa 85 anos

 

Apesar da chuva fina e do preconceito, a transexual Wendy Iriepa chegou triunfal, neste sábado (13), ao Palácio dos Matrimônios de Havana em um carro conversível e trazendo a bandeira do arco-íris nos braços, para se casar com um nervoso dissidente gay.

A cerimônia, celebrada apenas três meses depois de o casal se conhecer, ocorreu no mesmo dia em que Fidel Castro completa 85 anos, como um “reconhecimento” ao líder, que há um ano admitiu sua responsabilidade na repressão aos homossexuais nos anos 60, disse o noivo, Ignacio Estrada, um soropositivo de 31 anos, que vestia terno branco e gravata vermelha.

Wendy, de 37 anos, sentou no espaldar do conversível americano dos anos 50 enquanto, vaidosa, arrumava o longo vestido branco diante das câmeras dos jornalistas, cuja aglomeração parou o trânsito.

– É o dia mais feliz da minha vida.

Alguns operários, cujo caminhão ficou preso no engarrafamento, gritavam, debochados, para Wendy:

– Olha, sinhá moça!

A frase é uma alusão a uma telenovela brasileira que faz sucesso em Cuba.

Wendy, que até 2007 era Alexis, se submeteu a uma das 16 cirurgias de mudança de sexo realizadas em Cuba desde 1988, a maioria delas auspiciadas pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), dirigido por Mariela Castro, filha do presidente Raúl Castro.

Ali a noiva trabalhou até 7 de julho passado, quando pediu demissão para se casar com Ignacio, ativista de um grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) que faz oposição ao governo. Mariela na sexta-feira falou à imprensa.

– Estou muito contende de que se possa casar, não exatamente com um heterossexual, como queria […], e nós lhe desejamos muitas felicidades.

Dezenas de convidados jogaram arroz nos noivos na entrada do Palácio dos Matrimônios, uma instituição oficial dedicada a estas cerimônias que incluem, também neste caso, marcha nupcial e buquê de flores.

Entre os presentes estavam vários dissidentes, entre os quais os blogueiros opositores Yoani Sánchez e seu marido, Reynaldo Escobar, que foram os padrinhos.

Wendy apesar da ausência da diretora do Cenesex, que anunciou que não assistiria à cerimônia por não ter sido convidada disse:

– Agradeço a Mariela porque devo a ela parte desta realidade.

O blogueiro e músico opositor Ciro Díaz, as Damas de Branco (vestindo roupas escuras na ocasião) Berta Soler e Laura Pollán, e o dissidente Manuel Cuesta Morúa manifestaram sua aprovação ao casamento e com a data escolhida. Cuesta Morúa afirmou:

– É muito interessante. Um acontecimento que de baixo e sem esperar a lei, está tentando impor o direito à diversidade.

No entanto, para o jornalista e blogueiro revolucionário Francisco Rodríguez – homossexual e portador do vírus HIV – “é um fato importante do ponto de vista humano”.

– Definitivamente, tudo o que se fizer hoje em Cuba é importante porque é aniversário de Fidel.

Uma centena de curiosos assistiu ao casamento do outro lado da calçada, alguns entre risos e piadas, outros envoltos em um silêncio de aprovação, mas também distanciados pelo caráter político da cerimônia.

Mariela Castro afirmou na sexta-feira que “existem fundos do governo americano para criar grupos LGBT contrários à posição do Cenesex (…) e há pessoas que se deixam seduzir por essas coisas”.

A noiva se recusou a seguir a tradição de jogar o buquê pois, segundo ela, as flores serão depositadas em frente à casa de José Lezama Lima, um famoso escritor já falecido, que abordou o homossexualismo em sua obra.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Expulso de casa por ser gay, jovem divulga vídeo de briga com os pais

Pais evocam argumentos bíblicos para dizer que filho gay...

para lembrar

Produção de casamentos foca na cultura afrobrasileira

A  quebra das padronizações são muitas vezes elementos importantes...

Policial militar gay do RS será o primeiro a se casar de farda em 178 anos

Miguel Martins, 29, será o primeiro soldado gay da...

E padre seria bom marido?

Assume relevo a questão do celibato sacerdotal, enquanto crescem...

Brasil sem crise dificulta casamento gay

Autor do livro "Guia Prático do Casamento entre Pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça da Coreia do Sul reconhece direitos de casal gay pela 1ª vez

O Tribunal Superior de Seul concedeu direito a cobertura conjugal no sistema de público de saúde local a um casal homoafetivo, em ação que...

14,9 milhões de mulheres estão em casamentos forçados no mundo, diz OIT

Cerca de 14,9 milhões de mulheres estão em casamentos forçados pelo mundo, o que corresponde a 62% do total de 22 milhões de pessoas...

Número de pessoas forçadas a se casar no mundo sobe 42,8% em 5 anos, diz ONU

O número de pessoas que foram forçadas a se casar no mundo aumentou 42,8% em 2021 em comparação a 2016, aponta um relatório da Organização Internacional...
-+=