Primeiro casamento gay coletivo em Manaus será ato contra preconceito

União reunirá 15 casais homossexuais e terá a participação também de heterossexuais. Solenidade pretende ser manifestação contra a homofobia

Por: Gisele Rodrigues

Manaus – O primeiro casamento gay coletivo da Região Norte irá unir 15 casais, no dia 16 deste mês, em Manaus. A união é promovida pela  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Fórum Amazonense LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) e será em conjunto com casais heterossexuais.

“Quando abrimos as inscrições e verificamos os documentos, constatamos que casais heterossexuais queriam participar do casamento. Foi uma surpresa muito boa”, disse a coordenadora do Fórum LGBT, Sebastiana Silva. “Eles disseram que queriam lutar contra o preconceito”, revelou Sebastiana.

Documentos

No início do processo, de acordo com a presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-AM, Alexandra Zangerolame, 69 casais procuraram o órgão para participar da cerimônia, mas por questões burocráticas não efetivaram a participação. Eles perderam o prazo por não estarem com a documentação em dia.

“Encontramos casais que não estavam divorciados, documentos que não se encontravam em boas condições de visualização e casais que são de outro Estado e precisavam retirar segunda via da Certidão de Nascimento”, disse.

Contrato

Conforme Alexandra Zangerolame, antes da Resolução nº 175/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou a oficialização homoafetiva nos cartórios de todo o País, o casamento de homossexuais era oficializado por contrato de união estável. Porém, a modalidade não garante os mesmos direitos de um casamento em cartório.

Segundo Zangerolame, para ter os direitos garantidos, o companheiro tinha que procurar a justiça. Atualmente, com a ação promovida pela OAB, segundo ela, os noivos podem adotar sobrenome do companheiro e obter mesmos direitos dos casais heterossexuais.

Mesmo sem um número exato de uniões civis homoafetivas realizadas no Amazonas, a vice-presidente da Associação de Registro Civil de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), Juliana Follmer, disse que mais de 30 uniões civis homoafetivas já foram realizadas no 8º Cartório de Registro Civil, onde é tabeliã.

Fonte: D24am

+ sobre o tema

Drag queen é agredida com golpes de foice em São Gonçalo

Jovem de 19 anos estava em uma lanchonete no...

Renda de casais homoafetivos é 65% maior do que a de heterosexuais, diz IBGE

O levantamento, de acordo com economista, potencializa o chamado...

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

para lembrar

Violência e homofobia de seguranças do Carrefour

Ao ir no Hipermercado Carrefour João Dias, por volta...

Moleque escravo açoitado até a morte pelo crime de sodomia (1678)

Inquisição de Lisboa, proc. 14649 Por Luiz Mott. O segundo  registro...

PL que criminaliza homofobia vai ser arquivado no Senado

Por questões regimentais, o projeto de lei que criminaliza...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=