Professores discutem a cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares

Os participantes receberam materiais pedagógicos para tratar as relações étnico-raciais no ambiente escolar

 


Profissionais da rede municipal de ensino de Araucária participaram do projeto “A Cor da Cultura”, de 15 a 23 de setembro, em curso realizado na Faculdade Bagozzi. A formação foi promovida em duas etapas, sendo a primeira voltada para profissionais da educação infantil e a segunda para profissionais das escolas e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes da sociedade civil. 

O projeto “A Cor da Cultura” percorre o país com o objetivo de promover a formação de professores da rede pública para apoiar o atendimento à Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africanas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Para a professora Carla Roberta Alves, do CMEI Manuel Bandeira, o projeto fornece subsídios para que o professor possa trabalhar com a temática em sala de aula. “Só podemos ensinar o que pode ser internalizado. Esses encontros nos possibilitarão trabalhar com os alunos de forma mais natural”, afirmou.

Ao término do curso, os participantes receberam o material pedagógico para tratar a temática das relações étnico-raciais no ambiente escolar, de forma a combater o preconceito e favorecer o conhecimento e a compreensão das contribuições africanas e de afro-descendentes ao desenvolvimento do país. “São ótimos materiais que servirão de apoio para trabalhar os conteúdos de maneira mais proveitosa possível”, afirmou Carla.

Para a coordenadora das relações étnicos-raciais da SMED, Daniele Gomes dos Santos, o projeto “A Cor da Cultura” possibilitará reflexões e ações valiosas no trabalho com a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de combater o preconceito e o racismo.  “Esses profissionais que participaram do projeto serão os multiplicadores desse trabalho nas instituições em que atuam, utilizando o kit de materiais como suporte para o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes linguagens”, disse.

A Cor da Cultura
É um projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. É realizado por meio da produção e da exibição de séries audiovisuais que, por sua vez, são acompanhadas de recursos didáticos e formação de educadores das redes públicas para o uso pedagógico em escolas.

Prefeitura de Araucária
Núcleo de Comunicação da SMED
Contato: 3901-5240
28 de setembro de 2010
www.smedaraucaria.blogspot.com

+ sobre o tema

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

para lembrar

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão...

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira 

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da...

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo,...