Professores discutem a cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares

Os participantes receberam materiais pedagógicos para tratar as relações étnico-raciais no ambiente escolar

 


Profissionais da rede municipal de ensino de Araucária participaram do projeto “A Cor da Cultura”, de 15 a 23 de setembro, em curso realizado na Faculdade Bagozzi. A formação foi promovida em duas etapas, sendo a primeira voltada para profissionais da educação infantil e a segunda para profissionais das escolas e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes da sociedade civil. 

O projeto “A Cor da Cultura” percorre o país com o objetivo de promover a formação de professores da rede pública para apoiar o atendimento à Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africanas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Para a professora Carla Roberta Alves, do CMEI Manuel Bandeira, o projeto fornece subsídios para que o professor possa trabalhar com a temática em sala de aula. “Só podemos ensinar o que pode ser internalizado. Esses encontros nos possibilitarão trabalhar com os alunos de forma mais natural”, afirmou.

Ao término do curso, os participantes receberam o material pedagógico para tratar a temática das relações étnico-raciais no ambiente escolar, de forma a combater o preconceito e favorecer o conhecimento e a compreensão das contribuições africanas e de afro-descendentes ao desenvolvimento do país. “São ótimos materiais que servirão de apoio para trabalhar os conteúdos de maneira mais proveitosa possível”, afirmou Carla.

Para a coordenadora das relações étnicos-raciais da SMED, Daniele Gomes dos Santos, o projeto “A Cor da Cultura” possibilitará reflexões e ações valiosas no trabalho com a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de combater o preconceito e o racismo.  “Esses profissionais que participaram do projeto serão os multiplicadores desse trabalho nas instituições em que atuam, utilizando o kit de materiais como suporte para o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes linguagens”, disse.

A Cor da Cultura
É um projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. É realizado por meio da produção e da exibição de séries audiovisuais que, por sua vez, são acompanhadas de recursos didáticos e formação de educadores das redes públicas para o uso pedagógico em escolas.

Prefeitura de Araucária
Núcleo de Comunicação da SMED
Contato: 3901-5240
28 de setembro de 2010
www.smedaraucaria.blogspot.com

+ sobre o tema

para lembrar

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

MEC oferece cursos presenciais de inglês e francês de graça

O Idiomas Sem Fronteiras atende a estudantes, professores e...

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

Baixo desempenho do Brasil em teste da OCDE revela também desigualdade de gênero na educação

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento...
spot_imgspot_img

Geledés publica boletins sobre a Primeira Infância nos estados brasileiros

Geledés Instituto da Mulher Negra está realizando as ações da segunda etapa do projeto “Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil, uma...

PL do novo PNE apresenta avanços em equidade e dá primeiro passo em financiamento, mas precisa de melhorias estruturais e traz também retrocessos

O Projeto de Lei (PL) nº 2.614/2024, que prevê um Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034, apresenta avanços relacionados à...

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...
-+=