Professores discutem a cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares

Os participantes receberam materiais pedagógicos para tratar as relações étnico-raciais no ambiente escolar

 


Profissionais da rede municipal de ensino de Araucária participaram do projeto “A Cor da Cultura”, de 15 a 23 de setembro, em curso realizado na Faculdade Bagozzi. A formação foi promovida em duas etapas, sendo a primeira voltada para profissionais da educação infantil e a segunda para profissionais das escolas e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes da sociedade civil. 

O projeto “A Cor da Cultura” percorre o país com o objetivo de promover a formação de professores da rede pública para apoiar o atendimento à Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africanas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Para a professora Carla Roberta Alves, do CMEI Manuel Bandeira, o projeto fornece subsídios para que o professor possa trabalhar com a temática em sala de aula. “Só podemos ensinar o que pode ser internalizado. Esses encontros nos possibilitarão trabalhar com os alunos de forma mais natural”, afirmou.

Ao término do curso, os participantes receberam o material pedagógico para tratar a temática das relações étnico-raciais no ambiente escolar, de forma a combater o preconceito e favorecer o conhecimento e a compreensão das contribuições africanas e de afro-descendentes ao desenvolvimento do país. “São ótimos materiais que servirão de apoio para trabalhar os conteúdos de maneira mais proveitosa possível”, afirmou Carla.

Para a coordenadora das relações étnicos-raciais da SMED, Daniele Gomes dos Santos, o projeto “A Cor da Cultura” possibilitará reflexões e ações valiosas no trabalho com a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de combater o preconceito e o racismo.  “Esses profissionais que participaram do projeto serão os multiplicadores desse trabalho nas instituições em que atuam, utilizando o kit de materiais como suporte para o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes linguagens”, disse.

A Cor da Cultura
É um projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. É realizado por meio da produção e da exibição de séries audiovisuais que, por sua vez, são acompanhadas de recursos didáticos e formação de educadores das redes públicas para o uso pedagógico em escolas.

Prefeitura de Araucária
Núcleo de Comunicação da SMED
Contato: 3901-5240
28 de setembro de 2010
www.smedaraucaria.blogspot.com

+ sobre o tema

para lembrar

Cresce presença de negros entre candidatos do Enem 2014: 58% dos inscritos

 Mais de cinco milhões de estudantes que farão o...

Relações de confiança e pensamento em rede podem promover uma escola mais ética

Preconceito de gênero, de orientação sexual ou racial; instituições...

Enade anula questão sobre críticas a Lula e outras dez

Onze questões da prova de comunicação social do Enade...

Gênero e educação: um paradoxo atrás do outro – Por Adriano Senkevics

Na questão gênero e educação, a escola é acusada...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=