Professores do DF em greve. Em todo país, categoria faz paralisação de três dias

 

Os professores da rede pública do Distrito Federal entraram em greve hoje (12). Em todo o país, a categoria faz um movimento de alerta e paralisa as atividades por três dias – de quarta (14) a sexta-feira (16) – para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, destaca que o movimento pode ser ampliado, por tempo indefinido, conforme as assembleias da categoria em cada estado.

Getty Images/iStockphoto

“Os professores farão atos públicos e passeatas em vários estados brasileiros. A chamada da CNTE é de três dias para fazer uma avaliação, se continuará ou não com a greve. Cada estado tem autonomia de fazer uma avaliação e ver a situação, decidindo se deve [manter] a greve”, disse Leão, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar hoje (12).

Leão destacou ainda que o piso salarial em vigor no país – que é de R$ 1.451 – não atende às necessidades dos profissionais em educação. Segundo ele, pelos cálculos da CNTE, o ideal é fixar um piso de R$ 1.937.

“Os governadores e prefeitos em vez de buscarem formas de pagarem sem questionar, não, eles questionam o critério e o valor de reajuste. E, nós não aceitamos esse tipo de coisa e essa paralisação tem essa finalidade”, disse Leão.

Levantamento feito pela Agência Brasil e publicado na semana passada aponta que nove estados ainda não pagam o valor do piso aos professores.

De acordo com o presidente da CNTE, atualmente muitos estados e municípios não conseguem provar o que investem em educação. No mínimo, de acordo com a Constituição Federal, 20% do total arrecadado em impostos pelo estado devem ser aplicados em educação.

 

 

Fonte: Pernambuco.com

+ sobre o tema

Discriminação prejudica desempenho de alunos negros

Ao comparar a trajetória escolar de negros e brancos,...

Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola

A denúncia foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que chamou...

Yorùbá: língua, memória e parte da consciência do povo negro

Diferente de línguas mortas como o latim, o grego...

Enem é cancelado em cidade do Espírito Santo que está debaixo d’água

Estudantes realizarão as provas nos dias 5 e 6...

para lembrar

Estudante que trabalhar pode ganhar bolsa

Os universitários de São Paulo podem estudar de graça,...

Reaprender a ensinar

Ênfase em didática, programas estruturados, supervisão e combate à...

Portal que conecta 24 etnias ganha fôlego com produções audiovisuais

A recente produção de conteúdos por meio de celular...

Histórias infantis de princesas africanas ganham vida em trailer gratuito na internet

LivroClip "Omo-Oba"é baseado na obra homônima da escritora Kiusam...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=