sexta-feira, agosto 12, 2022
InícioSem categoriaPrograma Repórter Justiça comemora o Dia Internacional da Mulher falando da saúde...

Programa Repórter Justiça comemora o Dia Internacional da Mulher falando da saúde feminina

 

 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as conquistas relativas à garantia de espaço na sociedade e as lutas emancipativas sempre voltam à pauta dos brasileiros. Porém, quase sempre, fica à margem do debate um direito básico: a saúde. Além de ser uma garantia da Constituição Federal, para as mulheres, a saúde requer atenção específica. É como diz a auxiliar de cozinha, Antonia Matos: “A mulher engravida, carrega o filho durante nove meses, cuida da casa, cuida dos filhos, ainda cuida do marido, trabalha fora,… É difícil a vida da mulher!” A história de Antonia Matos é uma das que você vai conhecer no “Repórter Justiça” desta semana.

No programa, um grande desafio para as ações de saúde pública: o número de mulheres contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis, mesmo aquelas que têm parceiro fixo. Outro problema é o aborto. Apesar de ser crime no Brasil, a prática é uma das maiores dores de cabeça para a saúde pública no país.

A existência de uma política especial do Ministério da Saúde voltada para a mulher assegura alguns direitos. Mas que direitos são esses? Será que eles são colocados em prática? As respostas estão no “Repórter Justiça”, nesta sexta-feira, às 21h30 (Horários alternativos: domingo – 18h30 / quarta-feira – 18h – quinta-feira – 13h30).

O programa também pode ser assistido no YouTube (www.youtube.com/stf).

Fonte: STF

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench