Projeto sobre homofobia adiado

Segundo a relatora Marta Suplicy (PT-SP), não havia segurança sobre a aprovação da proposta ontem

São Paulo. Com o auditório lotado de militantes gays e evangélicos, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado adiou mais uma vez a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122, que criminaliza atos de homofobia. Após quase três horas de debates, a reunião foi encerrada em meio aos gritos de guerra de ambas as frentes.

Lideranças evangélicas puxaram um “Glória, glória, aleluia”, dando ares de culto à reunião, enquanto gays e simpatizantes, em minoria, rebatiam: “Nossa luta é todo dia, contra o racismo e a homofobia”. A relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), pediu novo adiamento da votação, com receio de uma derrota que levaria ao arquivamento do projeto, que já tramita há 12 anos no Congresso.

Avanços

Pelos cálculos da petista, se o seu substitutivo fosse votado ontem o placar final seria de 7 x 7, sem nenhuma margem de segurança. Apesar do novo adiamento, senadores enxergaram avanços na discussão. “O debate foi mais tranquilo que das outras vezes”, assinalou Marta.

Na saída, o senador Magno Malta (PR-ES) – a voz mais enfática contra o projeto – cumprimentou o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis), Toni Reis, e demonstrou disposição para o diálogo. “Disse a ele que queremos respeito e conviver em paz, ele respondeu que quer o mesmo”, relatou Reis.

Segmentos do movimento gay celebraram o adiamento, porque se opunham à votação do substitutivo de Marta, por considerar que ela recuou em questões fundamentais. “O discurso abrandou, é importante que o Estado não se exima. Não querem dar educação nem punição, nenhuma parcela está tão desprotegida como nós”, protestou Luiza Habib, da Associação de Pais e Mães de LGBT.

Apesar do racha no movimento, o presidente da ABGLT, Toni Reis, acha que o substitutivo de Marta é o texto possível. “É melhor do que nada para quem só tem um deserto”. Para Reis, o maior retrocesso em relação ao texto original é a não equiparação do crime de racismo à homofobia: “Não podemos hierarquizar a discriminação”, salienta.

Voz contrária

Durante o debate, Magno Malta – aplaudido por fiéis da Assembleia de Deus – polemizou ao afirmar que “não se pode comparar raça com quem fez uma opção sexual” e que “a nação não é homofóbica”.

Os gays reivindicam a equiparação dos atos de homofobia ao crime de racismo, que constava do texto original aprovado na Câmara. “A homossexualidade não é uma opção”, rebateu Marta. “Se eu acho que posso curar alguém, isso virou doença. Sem essa compreensão é complicado que tenhamos um avanço”, alertou. Ela também ressaltou que o Brasil vive um surto de homofobia, em que os gays são agredidos frequentemente nas ruas. “Nunca vi alguém esfaquear uma pessoa porque é deficiente, isso é raro”, afirmou.

O senador Magno Malta havia alegado antes que “portadores da síndrome de Down” também sofrem discriminação e, nem por isso, há uma lei específica que os proteja.

Fonte: Diário do Nordeste

+ sobre o tema

Homofobia: Confundidos com casal gay, pai e filho são espancados em São Paulo

O caso aconteceu em uma feira agropecuária de São...

‘O amor une. A homofobia, não’: MEL lança primeiro comercial com beijo gay da TV brasileira

O Movimento do Espírito Lilás (MEL) em parceria com...

A fabulosa geração de gays que nasceu para ser tudo que ninguém quer

Apropriam-se de termos, criam linguagem própria e um andar...

Candidato homofóbico do PSDB causa revolta e vergonha alheia

Candidato homofóbico pretende 'ensinar meninos a gostarem somente de...

para lembrar

Pelo fim do Sexismo, da homofobia e intolerância religiosa nas Escolas brasileiras

O Plano Nacional de Educação (PNE) acaba de ser...

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de ‘purificação de gays’ em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

Homem acusado de matar filho no Rio por ser ‘afeminado’ vai a júri popular

Alexandre Soeiro foi preso em fevereiro, por matar o...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=