“Não tem solução imediata”, diz Paes ao anunciar projeto para jovens usuários de crack

Fonte: UOL –

 

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou nesta terça-feira (3) um novo programa para dar assistência aos dependentes de crack. Em parceria com representantes de órgãos municipais, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou 60 vagas para internação de viciados na droga. Segundo o órgão, 70% das crianças que vivem nas ruas são usuárias de crack.

 

Paes afirmou, entretanto, que o problema não tem solução imediata. “Fica sempre aquela pergunta: Quantas pessoas temos viciadas em crack na cidade? Estão abrindo 60 novas vagas, e quando vêm as novas 60?”, disse o prefeito, completando que nem sempre o caminho é a internação. Por isso, afirmou Paes, as secretarias municipais de Saúde e Educação também estarão envolvidas no projeto.

Para o secretário de Assistência Social, Fernando William, a integração das secretarias é fundamental para o êxito do plano de ação contra o uso do crack na cidade. Segundo William, os educadores da rede municipal passarão a fazer o papel de prevenção com as crianças e adolescentes nas escolas.

Para a segunda quinzena de novembro, a prefeitura anunciou a inauguração do albergue Irmã Dulce, para 20 mulheres adultas, e das Embaixadas da Liberdade, espaço de convívio e acolhimento para o atendimento às crianças e adolescentes que vivem nas ruas.

O número de apreensões de crack subiu na capital fluminense. Segundo a Secretaria de Assistência Social, em 2008, foram 13,4 quilos apreendidos, aumento de 38% em relação aos 9,7 quilos apreendidos no ano anterior. O crack representava 5,5% das drogas apreendidas em 2007. Em 2008, a proporção subiu para 9,2%. O governo não divulgou números de 2009.

No mês passado, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 110 milhões para a criação de 2.500 leitos para o tratamento de usuários de crack no país.

Matéria original

+ sobre o tema

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Serrapilheira dará até R$ 440 mil a podcasts que falem sobre ciência e sejam liderados por pessoas negras

Em busca de boas histórias em áudio sobre ciência, o *Instituto Serrapilheira* lançou a edição de 2024 de seu edital destinado a podcasts. Neste ano,...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=