‘Quero saber quem mandou executar e o porquê’, diz filho de Mãe Bernadete

Enviado por / FonteUOL

Jurandhir Wellington Pacífico, filho da líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, se manifestou sobre as prisões de suspeitos do crime e afirmou que “quer saber quem mandou matá-la e o porquê.”

O que aconteceu:

Jurandhir disse acreditar que outras pessoas também estejam envolvidas no crime: “deve ter uns cinco, uns 10 ainda para se prender”, disse, em depoimento à TV Globo.

“Além de prender essas pessoas, o que eu quero saber é quem mandou executar Mãe Bernadete, e o porquê. O culpado não é aquele que aperta o gatilho. É aquele que indica a casa, que dá informações precisas”, concluiu.

Jurandhir Wellington Pacífico, filho da Mãe BernadeteImagem: Reprodução/TV Bahia

Envolvidos presos

Três suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernadete foram presos na Bahia. A investigação indica que um deles foi o executor, outro guardou as armas e o terceiro foi receptador dos celulares roubados da cena do crime. As identidades deles não foram divulgadas.

O homem apontado como executor foi preso na cidade de Araçás e teria confessado o crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Ele também teria falado sobre a motivação do crime, mas a polícia alegou que ainda é cedo para repassar informações.

Relembre o caso

Mãe Bernadete morreu após ser atingida por três tiros de arma de fogo em 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares. Criminosos teriam invadido o terreiro da comunidade, feito familiares reféns e a executado.

Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Em julho, Mãe Bernadete tinha reclamado das ameaças que sofria em um encontro com a ministra do STF Rosa Weber.

+ sobre o tema

para lembrar

Suíça quer restringir entrada de europeus

  Carolina Montenegro, Os suíços votam neste domingo...

Perda de direitos trabalhistas coloca em risco a dignidade humana

O século 20 foi marcado por muitas guerras, mas...

‘Internalização do racismo afeta a saúde’ por Jurema Werneck

Para a coordenadora da ONG Criola, Jurema Werneck, o...
spot_imgspot_img

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial do ano no Conjunto de Favelas da Maré, nesta terça-feira, 11 de junho. Uma das...

Após ‘discriminação racial’, Lewis Hamilton compartilha postagem em defesa a Bukayo Saka

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para compartilhar um texto em em defesa do jogador Bukayo Saka, da...

Ministério da Igualdade Racial apresenta aprimoramentos da Lei de Cotas no Serviço Público em seminário na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (11), a Diretora de Políticas de Ações Afirmativas, Layla Carvalho, representou o Ministério da Igualdade Racial no primeiro painel do Seminário Cotas no Serviço Público, na Câmara dos...
-+=