Racismo na Escola – Secretário Adriano Soares, ao omitir-se, o estado cala e consente

por Arísia Barros

Faz muito tempo que o racismo sentou banco nas escolas de Alagoas e subterrâneo esfacela a autoestima de meninos e meninas. Os ditos diferentes.

A violência nos espaços escolares vai além das drogas. O racismo na escola é uma imposição da sociedade miscigênica e racista.

O racismo transforma meninos e meninas em bichos acuados pelo medo da exposição. O medo os força a buscar abrigo na invisibilidade.

As situações narradas pela jornalista Flávia Amaral, do Jornal Tribuna Independente, na edição de 16 de outubro é uma simbologia preto-no-branco, de como a estrutura de governo legitima as disparidades étnicas e sociais existentes na escola.

A Lei nº 10.639/03 é um patrimônio particular e coletivo e precisa ser exercitada, com competência, pela gestão do estado.

Em 2007, o governador Teotônio Vilela Filho sancionou a Lei estadual nº 6.814/07 que tinha como principio adequar o estudo as questões locais. Estadualizou a Lei Federal nº 10.639/03.

Hoje, as duas leis, em Alagoas, são políticas natimortas.

Ao omitir-se, o estado cala e consente

Afinal, qual o real papel do Fórum de Educação e Diversidade Etnicorracial, em Alagoas? Qual a função da Gerência de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte?

Estivemos, no dia 06 de outubro, com o Secretário de Educação do estado de Alagoas , Adriano Soares e dentre outros assuntos falamos sobre o esvaziamento da política para o trato da educação antirracista,como também fizemos a entrega do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e três edições do MEC, dentre elas Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-raciais e História da Educação do Negro e outras histórias que versam sobre o assunto.

O secretário garantiu que faria a leitura dos documentos, para só então formular uma opinião conceitual e institucional.

É preciso a partir da vocação agregadora do principio da legalidade fazer valer a lei nº 10.639/03, Secretário Adriano.

O princípio da legalidade diz respeito à obediência à lei.

E no contraponto da história, a partir das qualificações ministradas pelo Projeto Raízes de Áfricas, para a educação das relações étnico-raciais, a Faculdade Integrada Tiradentes, é a única instituição privada do país a implementar, curricularmente, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura, em todos seus cursos, contudo…

O povo de pele preta nas escolas de Alagoas, ainda se constitui como uma população segregada a periferia da história.

Apesar de Aqualtune, Ganga Zumba, Zumbi e da maior expressão de resistência negra das Américas: a República dos Palmares.

Até quando, Secretário?

Fonte: Raízes da África

+ sobre o tema

para lembrar

“A língua portuguesa que falamos é culturalmente negra”

“A proximidade entre o português arcaico e as línguas...

Diáspora negra será tema de nono volume da Coleção África da UNESCO

Reunidos na capital da Etiópia, experts em história africana...

Crise tirou 170 mil jovens da faculdade

Aumento do desemprego, falta de crédito e queda na...

Edgar Morin: “Se Você Viver Poeticamente Encontrará Felicidade”

Pai da teoria da complexidade, Edgar Morin defende a...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=