Radioagência Nacional ganha Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo

A Radioagência Nacional, veículo gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganhou há pouco o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo na categoria Radiojornalismo, com o especial “A América Latina e o Golpe de 1964 no Brasil”. A reportagem investiga os impactos do golpe nos países da América Latina e também as conexões existentes não só entre os regimes nos distintos países, mas também das resistências e lutas por democracia.

A jornalista Juliana Cézar Nunes, que coordenou o projeto, destaca que o conteúdo é parte de todo o especial produzido pela EBC em alusão aos 21 anos do golpe, em março deste ano. Para ela, “um prêmio importante como esse mostra que é possível produzir um conteúdo de qualidade dentro de uma empresa de comunicação pública e marca que estamos no caminho certo ao investir em reportagens investigativas, de fundo, e que visam a fortalecer os laços e a contar a história da América Latina”.

O especial foi produzido em português e em espanhol no âmbito do projeto Voces Del Sur, daRadioagência Nacional, que objetiva produzir conteúdo radiofônico a fim de ser distribuído gratuitamente para rádios da América Latina. Por isso, a equipe buscou uma abordagem diferenciada e que poderia acrescentar novas leituras sobre o golpe no Brasil e suas repercussões na região, bem como evidenciar as histórias e os desafios comuns, “visando à integração latino-americana”, destacou Juliana.

A jornalista Beatriz Pasqualino, responsável pela reportagem, edição e pelo roteiro do especial premiado, disse que foram ouvidos historiadores, sociólogos e também militantes de diversos países, dentre os quais, além do Brasil, Paraguai, de Cuba, do Uruguai e da Argentina. Também estudante de mestrado na Unicamp, onde pesquisa a derrubada da ditadura de Fulgêncio Bastista pelo grupo comandado por Fidel Castro, em 1959, Beatriz destaca a importância da preservação da memória e da busca por verdade e Justiça. “Preservar a memória dos povos é um dever da comunicação pública, para que as violações aos direitos humanos não se repitam”.

A equipe vencedora também é integrada por Priscila Resende, responsável pela sonoplastia do especial.

Além da reportagem vencedora do prêmio, a Radioagência Nacional também foi finalista com a reportagem radiofônica Madiba Vive – O Legado de Nelson Mandela para a Luta Contra o Racismo no Brasil, de autoria de Juliana Cézar Nunes, Morillo Carvalho, Tâmara Freire, Graziele Bezerra, Solimar Luz, Beatriz Pasqualino, Samuel Farias, Tiago Coelho e Marcos Tavares.

Em sua 11ª edição, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, uma iniciativa da revista e portalIMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, reconheceu as melhores matérias veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014. A premiação foi dividida em dez categorias, além de mais duas especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró e Contribuição à Imprensa.

+ sobre o tema

Marco Civil da Internet entra em vigor

Começam a valer hoje (23) as novas regras para...

Veículos de comunicação popular do Rio discutem pouco o racismo, diz pesquisa

por Cristina Indio do Brasil A organização não governamental Observatório de...

RODA DE CONVERSA | “Sobre Bananas, Universidades e Hashtags: Militância Digital e Combate ao Racismo”

Em Breve Sexta 14.11.2014 desde 12:00 até 15:00 Brazil, Campinas 40 participantes (56%...

para lembrar

Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero em Florianópolis

Como os crimes contra mulheres são abordados pela imprensa?...

A imprensa como o principal partido da oposição

O pensamento único, de direita, destilado diariamente pelos poucos...

Países do Brics partilham sistema de mídia que defende interesses da elite, diz pesquisadora

Raquel Paiva, coordenadora de estudo que mapeia a mídia...

Estudantes negros da FGV lançam aplicativo para afro-empreendedores

Taxi, entrega de comida, manicure e até motoboy. Os...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=