Reaplicação do Enem deve ser pedida de 13 a 17 de novembro

Quem teve problemas no dia da prova terá nova chance em dezembro

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) que tiveram problemas logísticos ou estavam acometidos de doenças infectocontagiosas, e não puderam participar do certame, poderão solicitar de 13 a 17 de novembro, via Página do Participante, uma nova oportunidade para fazer as provas. A reaplicação do exame será nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministério da Educação informa que “o mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição”.

Entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas para candidatos prejudicados estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local de prova (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Doenças

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Já nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.

+ sobre o tema

Taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que dobra em 2021, aponta Inep

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Negros e pardos em universidades federais passam de 41% para 52% em dez anos

A Lei de Cotas nas universidades federais brasileiras completa dez anos...

Racionais MC’s, professores de gerações

“Eu vou ficar bem na frente”, comemorou o aniversariante...

200 entidades pedem desmilitarização da educação e da vida a Lula

Duzentas entidades pedem a revogação do decreto que institui...

para lembrar

Violência contra mulher e a omissão das universidades brasileiras

É absurdo o número de estupros e violência contra...

Única negra em universidade japonesa: “Pobre também pode estudar fora”

"De Itaquera pra atual universidade número um do Japão!...

Ministra Anielle Franco participa de aula inaugural na UFRJ

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, foi a convidada...

Da periferia para a universidade: “Sei que vou sofrer preconceito”

Egressos de escola pública vivem euforia da aprovação em...
spot_imgspot_img

Inscrições para quem for fazer a prova do Enem em dezembro começaram nesta segunda (13)

Desta segunda-feira (13) até a sexta-feira (17) estarão abertas as inscrições para os estudantes que farão as provas do Enem 2023 nos dias 12 e 13...

Enem 2023: confira gabarito extraoficial do segundo dia de provas

Os professores do Centro Educacional Sigma, em Brasília, elaboraram um gabarito extraoficial do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem...

Número de idosos que concorrem ao Enem em 2023 quase dobra

Os números absolutos ainda são modestos, mas apontam uma tendência que acaba de ser corroborada pelo Censo 2022. Entre os quase quatro milhões de...
-+=