quinta-feira, maio 26, 2022
InícioSem categoriaRIO PRETO: Mês da Consciência Negra tem programação variada

RIO PRETO: Mês da Consciência Negra tem programação variada

Fonte: Rede Bom Dia –

 

 

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, e o Conselho Afro Brasileiro realizam diversas atividades para comemorar o mês Consciência Negra, que neste ano tem como tema: “Cada vez mais próximos”.

Estão programadas palestras, oficinas, exibição de vídeo, campeonato de DJs, lançamento de livro e missa. Todos os eventos são abertos ao público.

Neste sábado, 7, a programação do mês será aberta pelas oficinas “Princípios Constitucionais e Legislação Anti-racismo” e “Organização jurídica de Entidades Negras e dos Conselhos de Cidadania”, que serão ministradas pela assessora jurídica Eni Augusta de Paula e pelo assessor técnico Edson Innocêncio, ambos da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Governo do Estado.

No dia 11 será realizada uma palestra sobre a religiosidade afro, a partir das 20 horas, no Auditório Juan Bérgua, localizado no prédio da Prefeitura.

A ECO –Escola de Competências “Deputado Roberto Rollembergue”, do Santo Antônio, exibe no dia 13 o filme “Quilombo”. A exibição será às 19 horas.

No dia 14 a coordenadora de Políticas do Governo do Estado, Roseli de Oliveira, realiza a oficina “O Papel do Estado na Promoção da Igualdade Racial: Histórico e Conceitos: Racismo, Preconceito e Discriminação”. Em seguida, o tema abordado será “Política pública, Territorialidade, Sistema de Informação e Controle Social”, ministrada pelo assessor técnico do Estado, Roberto Almeida. As duas serão realizados, das 9 às 17 horas, na Unorp.

No dia 20, data da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares e que hoje é considerado um símbolo de resistência, será realizada uma sessão solene para entrega do “Troféu Fidelidade”, no Auditório do Senac, às 20 horas. A sessão homenageará pessoas e autoridades que contribuíram com trabalhos direcionados à comunidade.

No sábado, 21, a partir das 10 horas, diversos grupos realizam um Cortejo Afro na praça Rui Barbosa. Haverá apresentações de dança e percussão, o objetivo é mostrar a cultura afro.

Também no dia 21, a partir das 16 horas, acontecerá um Campeonato de DJs do Interior, no Anfiteatro da Represa Municipal. O encerramento do evento será com show do Kamau.

O Templo da Estrela Verde, no Jardim Vetorazzo, recebe as palestras “Ayom, o Caminho dos Tambores”, no dia 26, e “Ifá, o Oráculo Sagrado”, no dia 27. As duas serão ministradas pelo mestre Obashanan, a partir das 19h30.

No dia 28, será lançado o livro “Resgatando Temperos e Sabores”, que traz receitas econômicas e algumas típicas da cultura afro. O evento será às 15 horas, no Salão da Catedral, e é voltado para mulheres e crianças.

E para finalizar a programação do mês da Consciência Negra, o Bispo Dom Paulo Mendes Peixoto realiza no dia 29, na Paróquia do Cristo Rei, uma Missa Afro, a partir das 20 horas.

Matéria original

Artigos Relacionados
-+=