Semana de Ação Mundial 2020

A Semana de Ação Mundial (SAM), que neste ano acontece entre os dias 15 e 22 de junho de 2020, tem seus dias de webinários (seminários online) confirmados, assim como seus convidados. Assista a cada uma das lives no Facebook e simultaneamente no YouTube da Campanha! Confira:

Campanha Nacional Pela Educação

#ParaTodosVerem
15/06 Segunda (17h-19h) – “Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”
Mediação: 
Andressa Pellanda
Confirmados: Fernando Cássio (UFABC); Daniel Cara (FE/USP), Carlos Alberto Caetano (UFMT) e Ana Julia Ribeiro.

16/06 Terça (17h-19h) – “Censura e perseguição como ameaças à educação de qualidade”
Mediação: 
Daniel Cara
Confirmados: Priscylla Silva, Fernando Penna (UFF), Analise da Silva (UFMG) e Rodrigo Ratier (Cásper Líbero)

17/06 Quarta (17h-19h) – “Raça e Educação: construindo escolas antirracistas”
Mediação: 
Catarina de Almeida Santos
Confirmadas: Iracema Nascimento (FE/USP), Deputada Estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), Suelaine Carneiro (GELEDÉS Instituto da Mulher Negra), Macaé Evaristo (ex-secretária de Educação de Minas Gerais), Fernanda Lapa (IDDH)

18/06 Quinta (17h-19h) – “A ideologia de gênero existe, mas não é o que você pensa que é”
Mediação: 
Andressa Pellanda
Confirmados: Rogério Junqueira (INEP), Sara York (UERJ), Avanildo Duque (Comitê PE), Denise Carreira (Ação Educativa)

19/06 Sexta  (17h-19h) – “De onde (não) vem o dinheiro para nossas escolas?”
Mediação: 
Daniel Cara
Confirmados: José Marcelino de Rezende Pinto (USP), Esther Dweck (UFRJ), Deputado Federal Bacelar (Podemos-BA), Élida Graziane (procuradora do MP de Contas do Estado de São Paulo)

20/06 Sábado (16h-18h) – “Militarização de escolas: A domesticação como contradição de si mesmo e da realidade”
Mediação: 
Daniel Cara
Confirmados: Catarina de Almeida Santos (FE/UnB), Rudá Ricci, Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Jessica Moreira (Nós, mulheres da periferia)

21/06 Domingo (16h-18h)- “Privatização 2.0 – As novas formas ocultas de avanço do setor privado na educação”
Mediação: 
Andressa Pellanda
Confirmados: Marina Avelar (NORRAG), Salomão Ximenes (UFABC), Delphine Dorsi (Right to Education Initiative) e Theresa Adrião (Unicamp)

22/06 Segunda (17h-19h) – “O Plano Nacional de Educação como norte contra barbárie na educação”
Mediação: 
Catarina de Almeida Santos
Confirmados: Daniel Cara (FE/USP), Andressa Pellanda (Campanha), Carina Vitral, Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)

A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2019, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e apenas no Brasil, já são cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Neste ano, há mudanças no formato da SAM por conta das políticas de isolamento para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. As datas deste ano da SAM são de 15 a 22 de junho e isso não vai mudar – inclusive, inscreva-se! Agora, em vez de termos as atividades autogestionadas durante essa semana, nós teremos webinários (seminários online) sobre o tema da SAM 2020: Educação contra a Barbárie – por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar.

Durante a semana, será organizado um webinário por dia. Cada um deles ministrado por especialistas que estão citados no Manual da SAM 2020 – ou seja, os autores do livro “Educação contra a Barbárie” (Boitempo), livro este que inspirou o tema dessa edição da SAM – ou estão ligados aos temas da SAM.

No segundo semestre, em datas a serem confirmadas por nós e por vocês, é a vez de promovermos as atividades autogestionadas. Indicamos que sejam incorporadas às atividades a serem planejadas para o calendário escolar ou a agenda de trabalhos da organização ou do coletivo de que faz parte.

Com todo o subsídio dos webinários e do kit de materiais da SAM, as atividades autogestionadas realizadas vão compor um banco de sugestões de atividades e boas práticas, reconhecendo o trabalho dos participantes! Os certificados de participação serão enviados a todos.

Neste ano, infelizmente, não haverá impressão e distribuição de materiais, pois a logística de impressão, empacotamento e distribuição está prejudicada por conta do momento que enfrentamos. Eles serão disponibilizados para download gratuito pelo site da SAM e também em versão acessível!

A Semana de Ação Mundial é a maior atividade de mobilização pela educação no mundo!

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: ATÉ A 31/05/2020 – GARANTA A SUA!

A SAM brasileira sempre foi e ainda será dedicada ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto na Lei 13.005/2014, que é o principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso a uma educação de qualidade da creche à universidade.

Mas a SAM 2020 precisa se conectar com o contexto político brasileiro – que é, explicitamente, feito de retrocessos na educação. Neste ano, a SAM precisa expressar a indignação de uma multidão de profissionais da educação, estudantes, mães, pais e ativistas que testemunham um desmonte do ensino sob o governo Jair Bolsonaro e de seu Ministro da Economia, Paulo Guedes. Por isso, o tema e o slogan da SAM em 2020 são:

Educação contra a barbárie – Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar

O título se baseia no livro de mesmo nome organizado pelo pesquisador, professor da UFABC e membro da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fernando Cássio, e publicado pela Editora Boitempo. Assim como o livro, o manual da SAM deste ano é um alerta e um chamamento para fazermos face à barbárie na educação. Para explicar o que acontece com a educação e mostrar as propostas de mudança, teremos como referência alguns dos artigos dos 20 autores que aparecem no livro. Dessa forma, poderemos expor diferentes temas para que você possa para atuar em sua escola, sua comunidade, sua cidade, nas redes sociais, onde puder.

Permanecemos com o mote de que é com a garantia plena do direito à educação que alcançaremos, de fato, a justiça social no país. E para isso, precisamos falar da barbárie, suas origens, seus impactos e sobre como reagir contra ela! Precisamos que todos saibam o que é o nosso direito, que já está na lei, para que ele possa ser cobrado e garantido.

O Comitê Técnico que apoiará a execução da SAM 2020 já está composto e trabalhando na produção dos materiais de subsídios. Ao lado você encontra a lista de organizações e pessoas que integram o Comitê Técnico deste ano.

Seja bem vinda/o!

 

CERTIFICADO

Para receber um certificado de participação, faça sua inscrição na Semana de Ação Mundial 2020, indicando as atividades que pretende realizar no segundo semestre de 2020. Logo após a Semana de Ação Mundial, após seu envio do relatório das atividades realizadas, enviaremos os certificados de participação.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais

A publicação Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as...

Primeira Infância no Centro

 O projeto Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno...

Precisamos Falar do PNE e dos Direitos Educativos da População Negra

Semana de Ação Mundial   Por: Suelaine Carneiro -  Socióloga, feminista,...

Como se combate o racismo no mundo? Evento de Geledés responde 

O evento “Estratégias de Combate ao Racismo Global” promovido...
spot_imgspot_img

Em fórum da Unesco, Geledés aponta necessidade de incluir os meninos em políticas antimachistas

Neste segundo dia do 3º Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, que aconteceu nesta quinta-feira 30 no SESC 14 Bis,...

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do 3º Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, que começou nesta terça-feira,...

“Projeto de cotas aprovado pelo Senado é uma grande conquista”, diz coordenadora de Geledés

A aprovação pelo Senado nesta terça-feira, 24, do projeto que reformula e amplia o sistema de cotas no ensino federal (PL 5.384/2020) fortalece o...
-+=