SISU: 60% das vagas via Enem sobram na 1ª etapa

Segunda rodada do vestibular unificado do MEC vai até sábado, pela internet, e oferece 29 mil vagas em instituições públicas
Em SP, sobram 1.104 vagas na Unifesp e 780 na federal do ABC; estudantes também podem alterar inscrição anterior na nova rodada

 

Da Folha de São Paulo

 

 

Após a primeira rodada de matrículas, sobraram 60% das vagas oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma que seleciona alunos que fizeram o Enem 2009 para 51 instituições públicas de ensino. Um novo período de inscrição para preencher as 29 mil vagas que restaram está aberto até o próximo sábado.
A sobra se deve ao fato de que esses alunos selecionados na primeira etapa, que acabou dia 3, não se matricularam. Segundo o Ministério da Educação, isso já era esperado porque, depois das inscrições no Sisu, foram divulgados os resultados de outros vestibulares de instituições federais e estaduais, inclusive o da USP.
No Estado de São Paulo, sobraram 1.104 vagas na Unifesp e 780 na federal do ABC.
Agora, a expectativa do MEC é que pelo menos 80% das vagas oferecidas no Sisu sejam preenchidas nessa segunda rodada de seleção, que vai até as 23h59 de sábado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site sisu.mec.gov.br. As demais serão oferecidas novamente em outras rodadas de inscrição.
Podem se candidatar alunos que tiverem feito o Enem 2009. Aqueles que tiverem se matriculado em alguma instituição após a primeira etapa do Sisu perderão a vaga caso efetuem uma segunda matrícula.
As federais com as maiores sobras de vagas foram as de Mato Grosso (3.242), Pelotas (2.368) e Piauí (1.804). Há lugares disponíveis mesmo em cursos concorridos. Em medicina, por exemplo, sobraram 331.
Da mesma maneira que ocorreu durante a primeira rodada de seleção, nesta segunda etapa o aluno escolherá pelo site o curso e instituição onde deseja estudar. Ele poderá também mudar sua escolha até o último dia do período de inscrição -ou seja, sábado.
A cada manhã, o site informará a nota de corte de cada curso. Por isso, é recomendável que o aluno acompanhe o site até o último dia para saber se tem chance de ser selecionado.
A divulgação dos resultados está prevista para a próxima segunda, e a matrícula deverá ser realizada nas próprias instituições entre os dias 23 e 26.
Depois disso, haverá ainda outra rodada de inscrição com as vagas que sobrarem.
Este foi o primeiro ano em que foi adotado o Sisu. O objetivo do sistema era reduzir o número de provas que os alunos têm que fazer e facilitar a mobilidade dos estudantes entre os Estados.
Por ora, os dados iniciais do Sisu indicam ainda que a mobilidade acontece mais entre Estados de uma mesma região do que entre regiões.

 

+ sobre o tema

Presa aprovada pelo Enem espera sofrer preconceito de colegas

Por: Daniel Aderaldo   Cynthya Corvello, condenada por homicídio, teve pontuação...

SP: Secretaria de Educação afasta diretora que obrigava alunos a rezar

Os alunos da Escola Estadual Gertrudes Eder, em Itapecerica...

Americano de 12 anos se enforca após sofrer bullying na escola

Garoto era alvo de provocações por tamanho, inteligência e...

Gestão Kassab: escolas paulistanas têm mesmo Ideb de cidades bem mais pobres

Por Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual As escolas...

para lembrar

Luiza Mahin: uma rainha africana no Brasil – Concurso sobre Luiza Mahin inscreve até 30 de novembro

Continuam abertas até 30 de novembro as inscrições para...

Escolaridade reduziu desigualdades no Brasil

Por Erik M Sua excelência, a educação Dinheiro e posse de...

Ministro desafia empresários a contribuir para a educação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um desafio...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=